11 Jul, 2017 às 19:46 | por Débora Silveira - Comunicação WZ

Mais de 40 municípios participam de Oficina sobre agricultura familiar em Vitória da Conquista

  • A Bahia é o Estado do Brasil com maior número de agricultores familiares. Mais de 4 milhões de pessoas compõem esta estatística. E, na manhã do sábado (8), centenas de lideranças comunitárias, sindicais, prefeitos, vereadores e representantes de órgãos públicos puderam debater o desenvolvimento da agricultura familiar na região Sudoeste, durante evento realizado em Vitória da Conquista. 

    A Oficina de Gestão Municipal - Agricultura Familiar, realizada pelos mandatos dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), contou com a participação de 44 municípios das regiões Sudoeste, Serra Geral, Médio São Francisco, Bacia do Paramirim e Chapada Diamantina e com representantes de órgãos do Governo do Estado. 

    O coordenador executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, falou sobre a importância da produção da agricultura familiar no desenvolvimento dos municípios. A superintendente da Bahiater, Célia Watanabe, apresentou as políticas públicas desenvolvidas pelo Estado que vêm beneficiando os agricultores familiares baianos. Já a coordenadora de Reforma Agrária da CDA (Coordenação de Desenvolvimento Agrário), Isabel Oliveira, analisou a regularização fundiária no Estado, os avanços vividos nesta área durante os Governo Lula e Dilma Rousseff e as ameaças que vem sofrendo pelas políticas conservadoras do Governo  de Michel Temer. 

    O deputado Waldenor relatou que está, além de uma oportunidade para dialogar com os gestoras e lideranças da região, orientando-os no desenvolvimento de ações para os seus municípios, "é um momento de prestar contas das ações dos nossos mandatos e a agricultura familiar tem sido uma área prioritária da nossa atuação parlamentar". 

    "Já entregamos para Associações e Prefeituras mais de 100 tratores agrícolas, retroescavadeiras, caminhões basculantes e carga-seca, caminhões frigoríficos, tubos e caixas d'águas para abastecimento de água e desenvolvimento da produção. Semana passada em Guanambi foram entregues para municípios daquela região 150 km de canos e 5 mil caixas de 500 litros", acrescentou o parlamentar. 

    Para o deputado Zé Raimundo, fortalecer a agricultura familiar é promover mais desenvolvimento, gerar emprego e renda nos diversos municípios da região, que tem grande potencial em suas produções. Ainda segundo o deputado "O governador Rui Costa tem incentivado o fortalecimento da agricultura familiar em todo o Estado por entender que é necessário promover o desenvolvimento dos municípios. E contem com o meu mandato e do deputado Waldenor Pereira para continuar trabalhando, com recursos, equipamentos e obras, para contribuir com esse crescimento", finalizou.

Website por Idea Livre Comunicação, 77 99922-1120, mudecom@idealivre.com.br