07 Fev, 2018 às 15:41 | por Da Redação

‘Mutirão de Cataratas’ da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia realizou 1.081 procedimentos em Brumado

  • Os números expressivos de atendimentos do Mutirão de Cataratas  realizados em Brumado, entre os dias 2 e 5 últimos,  impressionam e indicam o alcance social do projeto do Governo do Estado, operacionalizado através da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que não só atendeu a demanda represada pelas filas de espera no SUS, mas pessoas que foram cadastradas na Feira de Saúde que foi realizada em dezembro último e diagnosticados com catarata ou com idade superior a sessenta anos para avaliação, atendendo pacientes dos municípios pactuados com Brumado, como deixou um legado de reestruturação da Saúde. Dados oficiais apontam que foram realizados, nos quatro dias do Mutirão 1.081 procedimentos cirúrgicos. A iniciativa do Governo do Estado, segundo os mais de cinquenta profissionais envolvidos, se destaca pela eficácia em termos de resultados para pacientes.

    Os pacientes submetidos a cirurgia na iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia, que utilizou a estrutura do Hospital Municipal Professor José Maria de Magalhães Neto, receberam cuidados pós-cirúrgicos – ministração de colírio, avaliação nas primeiras 24 horas – e deverão ser reavaliados por profissionais que virão ao municípios após trinta dias.

    Os procedimentos de retirada da catarata – membrana que cobre a córnea e embaça a visão – não exigiram a sedação dos pacientes e tiveram duração entre cinco e dez minutos. Cada um dos pacientes submetidos à cirurgia já saíram do Hospital Municipal professor José Maria de Magalhães Neto usando óculos escuros e com o colírio para tratar o olho.

Website por Idea Livre Comunicação, 77 99922-1120, mudecom@idealivre.com.br