10 Ago, 2017 às 14:33 | por Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Presidente das Voluntárias Sociais participa de conferência sobre câncer de mama

  • A presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, participou, nesta quinta-feira (10), da I Conferência Nacional de Prefeitas e Governadoras e VII Conferência Nacional de Primeiras-Damas, em São Paulo. O evento discutiu o câncer de mama no Brasil, câncer que mais acomete o sexo feminino.

    Realizada pelo Núcleo Assistência para Pessoas com Câncer (Naspec) e pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), a conferência promoveu o engajamento entre as lideranças municipais e estaduais e ONGs que trabalham com o combate ao câncer de mama nas diversas regiões do Brasil. Foi elaborado durante o evento um documento orientador com propostas e ações locais para detecção precoce do câncer de mama.

    Câncer de mama

    Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado precocemente e tratado oportunamente, as chances de cura chegam a 95%. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para este ano, a estimativa é de 2.760 novos casos na Bahia .

    Dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) apontam que em 2016 morreram 814 mulheres vítimas do câncer de mama. Em 2015, este número chegou a 865. Este ano, dados preliminares até 28 de junho apontam que 338 mulheres morreram vitimadas pela doença.

    Foto: Divulgação

     

Website por Idea Livre Comunicação, 77 99922-1120, mudecom@idealivre.com.br