77 3441-7081 — [email protected]

Agricultura familiar de Paratinga recebe investimentos do Governo do Estado

Ascom/SDR

A comunidade rural do Carrapicho, localizada no município de Paratinga, Território de Identidade Velho Chico, recebeu investimentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da ordem de R$ 500 mil, que incluem kits de feira, com barracas e balanças, para 20 famílias; um moto cultivador; e 10 kits para Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS), com equipamentos para irrigação, que está atendendo 50 famílias.

Foto: Ascom/SDR

A comunidade está sendo beneficiada ainda com um kit de beneficiamento da cana-de-açúcar e mudas de palma, que nos últimos seis meses alcançou mais de 800 mil mudas entregues, só no Território Velho Chico.

No local funciona uma unidade de beneficiamento de frutas e uma de beneficiamento da cana-de-açúcar. Com as ações, que incluem a ampliação da unidade de beneficiamento de cana-de-açúcar; a implantação da PAIS, com a produção de hortaliças, vegetais, plantas medicinais, criação de galinhas caipiras; e as barracas de feira, a comunidade passará a ter outras alternativas de geração de renda, o que irá viabilizar a comercialização da produção.

Foto: Ascom/SDR

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), que visitou as unidades de beneficiamento de frutas e de cana-de-açúcar, as entregas dos diversos kits e equipamentos e a presença da SDR na comunidade, integra a estratégia da secretaria, que é de desenvolvimento rural e não urbano, de conhecer mais de perto a realidade das comunidades e acompanhar os resultados das ações do Governo do Estado para os agricultores e agricultoras familiares.

“Hoje já conseguimos ver muitas conquistas, mas esse ainda não é o lugar onde queremos estar, por isso nós estamos aqui, porque vocês buscam as parcerias para conseguir as melhorias para a comunidade, e essas entregas são o resultado dessas lutas para melhorar a vida, especialmente, das futuras gerações” afirmou.

Érica Costa, da comunidade de Carrapicho, que integra um grupo de 14 mulheres responsáveis pela produção de polpas de frutas, já comercializadas nos programas nacionais de Alimentação Escolar (Pnae) e de Aquisição de Alimentos (PAA), e que foram beneficiadas com as entregas do Governo, explicou que os kits do PAIS irão diversificar a produção e os kits de feira irão possibilitar a ampliação da comercialização da produção do Grupo de Mulheres Sabor do Campo.

“Nossa expectativa, especialmente para as mães, é que essas entregas representem um futuro para os filhos, para que eles não tenham que sair para o mundo lá fora, e possam trabalhar e permanecer na comunidade deles, então o futuro deles estará garantido, desde que eles deem continuidade ao trabalho”, destacou Costa.

O presidente da Associação dos Produtores de Cachaça do Vale do Santo Onofre, que tem vinculado o Grupo de Mulheres Sabor do Campo, Lourival Messias, expressou a felicidade pelas ações do Governo e falou da importância dessas ações para a comunidade: “As entregas são uma realidade que a gente pensou que nunca ia acontecer e significa um passo muito importante na vida do produtor rural”.

Bahia Produtiva

O Bahia Produtiva, responsável pela implantação do PAIS e aquisição de equipamentos, é uma ação do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), voltada para financiar projetos de inclusão produtiva e acesso ao mercado, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de interesse das comunidades mais pobres da Bahia nos 27 Territórios de Identidade do Estado.

Para o Território Velho Chico, nos primeiros oito editais, o projeto  está investindo cerca de  R$19 milhões, em  convênios com 29 entidades da Agricultura Familiar, que beneficiará diretamente 1.111 famílias.

Antônio Luiz da Silva

Categorias , ,