77 3441-7081 — [email protected]

Debate sobre a implementação da nova BNCC é realizado em Caetité

Por Direcom PMC

 

Aconteceu na quarta-feira (25/04), nos auditórios da Uneb de Caetité e da Casa Anísio Teixeira, um debate sobre “A Implementação da BNCC e o papel do Conselho Municipal de Educação no Processo de Normatização dos Currículos”. O debate foi promovido pela Undime/BA-NTE 13 (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Território de Identidade Sertão Produtivo) e pela Uncme/BA (União dos Conselhos Municipais de Educação da Bahia) em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Caetité e Malhada de Pedras.

O encontro teve o propósito de discutir a implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) proposta pelo Ministério da Educação. Foram abordados os termos legais e os desafios das Secretarias Municipais de Educação para essa implementação nos municípios, bem como, a responsabilidade dos Conselhos Municipais de Educação para a normatização dos currículos.

Base Nacional Comum Curricular é um documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. A Base norteia os currículos das redes de Ensino, como também as propostas pedagógicas de todas as Escolas públicas e privadas em todo o Brasil.

A secretária municipal de Educação de Caetité, professora Iamara Junqueira, anfitriã do evento, destacou a necessidade de refletir sobre a nova Base Nacional Comum Curricular. “Hoje temos a responsabilidade de implantar o documento nas nossas Redes e Escolas, porém queremos a participação de todos para pensarmos o novo currículo, quanto as práticas pedagógicas, os materiais didáticos, avaliação, e outras questões”, explicou a secretária.

Como palestrante esteve presente a educadora Gilvânia Nascimento, professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), membro do Fórum Nacional de Educação e coordenadora da Uncme. “Esse foi um momento que discutimos novas diretrizes para os municípios e é importante que juntos, dirigentes e conselheiros, estejam nessa tarefa discutindo com as Escolas as novas possibilidades curriculares a partir da nova Base”, lembrou a professora Gilvânia.

Participaram do encontro dirigentes municipais de  Educação, técnicos das Secretarias Municipais de Educação, membros dos Conselhos Municipais de Educação e coordenadores dos Fóruns Municipais de Educação de 21 municípios dos Territórios de Identidade Sertão Produtivo, Velho Chico, Vitória da Conquista e das Bacias do Paramirim e Rio Corrente, a saber, Brumado, Caculé, Caetité, Dom Basílio, Guanambi, Ibiassucê, Ituaçu, Iuiu, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu, Urandi, Guajeru, Jaborandi, Presidente Jânio Quadros, Tanque Novo, Igaporã e Matina.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,