77 3441-7081 — [email protected]

FPI salva peixes em lagoa de Santa Maria da Vitória

A Fiscalização Preventiva Integrada – FPI São Francisco, iniciou, nesta quarta-feira (18), em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura de Santa Maria (BA), uma operação de resgate para tentar salvar milhões de peixes da Lagoa do Marufo. No local, foram encontradas várias espécies, como, piaba, traíra, matrinchã, cascudo, acari, entre outros.

Esta localidade fica alagada quando há um volume grande de chuva, mas, na estiagem, torna-se bastante assoreada, provocando a morte de peixes que tentam retornar pelo canal natural do rio e não conseguem.

O analista ambiental e engenheiro de pesca do Ibama, Vanderlei Pinheiro, analisou a situação e colocou em prática uma operação para reabrir e aprofundar um canal onde os peixes poderiam se deslocar da lagoa até a margem do Rio Corrente. Para isso, foi solicitada uma máquina de escavação, além de ter havido a cooperação de funcionários da Prefeitura de Santa Maria da Vitória, que realizaram o trabalho manual.

O presidente da Colônia de Pescadores Z100, Davison Cordeiro Leão, ressaltou a importância desta operação além de relatar outros casos similares: “Isto que está acontecendo aqui, acontece em outras lagoas também. Já identificamos outras situações bem parecidas como esta”, afirmou ele. Para o pescador, a operação de salvamento poderia ser seguida como exemplo para outros locais que estão passando por estas mesmas dificuldades.

A ação durou o dia todo, até que fosse concluída a escavação do canal que interligava a Lagoa do Marufo a uma outra e posteriormente ao Rio Corrente. Na finalização do trabalho, todos comemoraram o êxito da operação. Era visível a alegria de ver diversas espécies de peixes seguindo para um lugar mais seguro, com mais chances de viver e procriar.

A FPI é coordenada pelo Ministério Público da Bahia, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, e em conjunto com órgãos estaduais e federais. São eles: Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Agência Peixe Vivo, Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), Fundação Nacional do Índio (Funai), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Agência Nacional de Mineração (ANM), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Polícias Civil e Militar, Polícia Federal, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Superintendência do Patrimônio da União na Bahia (SPU/BA), Marinha do Brasil, Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.

1 comentário

Categorias