77 3441-7081 — [email protected]

Itambé: Equipes da Zona Rural alcançam excelentes índices de cobertura em atendimento médico e de enfermagem

Por Nicolaia Carneiro ASCOM/PMI

Ampliar o atendimento de Saúde aos moradores da Zona Rural foi um desafio proposto no início da atual gestão municipal de Itambé. Hoje, após organizar todo serviço, a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria de Saúde, comemora os resultados alcançados, que registram aproximadamente 100% de cobertura das Equipes de Saúde da Zona Rural em atendimento médico e de enfermagem.

De acordo com a secretária de Saúde, Norma Gama, são duas equipes que atendem nos povoados e localidades mais distantes, cada uma composta por médico, técnico de enfermagem, agente comunitário de saúde e enfermeiro, além do motorista. “Diariamente, esses profissionais se deslocam para diferentes regiões do município, seguindo um prévio cronograma de atendimento”, informou.

O objetivo, conforme a secretária, é levar até as famílias procedimentos preventivos e curativos, através da assistência médica e da oferta de serviços como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, aplicação de medicamentos, dispensação de métodos contraceptivos e orientações através de palestras.

O prefeito Eduardo Gama lembra que antes de 2017, para conseguir atendimento médico e outros procedimentos básicos de saúde, os moradores das localidades mais distantes tinham que se dirigir até a sede do município.

“No início do ano passado mudamos essa história. A nossa equipe da zona rural voltou a trabalhar de forma itinerante, ou seja, hoje são os profissionais que se deslocam até as comunidades rurais”, comemorou o prefeito, destacando que a prioridade é fortalecer ainda mais esse atendimento. “Estaremos sempre reforçando as nossas ações. Temos excelentes profissionais, que prezam pela qualidade e o atendimento humanizado, e isso tem feito a diferença na vida da nossa gente”.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,