77 3441-7081 — [email protected]

Itambé: Secretaria Municipal de Saúde inicia hoje (23) a Campanha de Vacinação contra a Gripe

Por Nicolaia Carneiro ASCOM/PMI

 

A Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Saúde, está iniciando hoje (23), em todo o município, a Campanha de Vacinação contra a Influenza que também acontece em todo país em sua 20ª edição. Na última semana, todas as equipes de saúde do município receberam treinamento para desenvolver com sucesso os trabalhos.

De acordo com a secretária de Saúde, Norma Gama, a dose protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2.

Até o dia 1º de junho, devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem receber a dose. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

A diretora da Vigilância Epidemiológica, Ercélia Batista, informa que a vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos mais graves da doença. Ainda conforme a diretora, a vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Jornal do Sudoeste

Categorias