77 3441-7081 — [email protected]

Municípios do sudoeste baiano debatem a saúde pública na Bahia em Oficina de Gestão

Por Débora Silveira

Vitória da Conquista foi palco para o debate sobre a Saúde Pública da Bahia e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, durante a realização da Oficina de Gestão Municipal em Saúde, que contou com a participação do secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

O evento, que reuniu mais de 20 municípios do Sudoeste baiano, foi realizado pelos mandatos dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), e contou também com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais de saúde, diretores de hospitais, profissionais da área, estudantes e membros da sociedade interessados no tema.

Durante a Oficina, o secretário de Saúde apresentou as ações do Governo da Bahia que vêm revolucionando a Saúde Pública e o atendimento pelo SUS no Estado, tornando-se exemplo para o Brasil. “Nós resolvemos criar os consórcios de saúde para modificar o modelo antigo e já superado de atendimento pelo SUS. Hoje já são 18 consórcios criados em toda a Bahia e cada um deles contará com uma Policlínica Regional, como a que estamos construindo aqui em Vitória da Conquista para o atendimento dos municípios que compõem o consórcio do Sudoeste”, explicou.

Vilas-Boas apresentou ainda todos os investimentos em Saúde feitos pelo governador Rui Costa em Vitória da Conquista, começando pela Policlínica, que já está em construção e deverá ser entregue até o final do ano ou início de 2019.

“Na Bahia inteira a gente já aplicou mais de R$ 15 bilhões em Saúde e abrimos mais de mil leitos em todo o Estado em três anos. Aqui em Conquista, já entregamos a UPA – que é a mais resolutiva de todo o estado – estamos construindo a policlínica, que vai atender 28 municípios e uma população equivalente a mais de 600 mil habitantes, a ampliação da emergência do Hospital de Base, a construção do Centro de Diagnóstico de Imagem, a construção de novos eleitos de UTI para o HGVC, a reforma do Afrânio Peixoto, que será um hospital para a realização de cirurgias, além da implantação da fábrica da Bahia Farma, que já conta com investidor e, espero, ainda no mês de maio, vir aqui com o governador assinar a ordem de serviço para a instalação da fábrica”, listou.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,