77 3441-7081 — [email protected]

Prefeito de Guanambi cumpre agenda na UPB

Na pauta do encontro com o presidente da Entidade a atualização dos valores repassados pelo Fundeb ao município

Gleyce Oliveira

O prefeito de Guanambi, Jairo Silveira Magalhães (PSB) cumpriu na terça-feira (8), em Salvador, concorrida agenda de trabalho. Um dos compromissos da agenda do prefeito guanambiense foi na União dos Municípios da Bahia (UPB), onde teve uma reunião com o presidente da Entidade e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro Pereira (PSD).

Na pauta da reunião, entre outros temas de interesse do municipalismo, a retração dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que já teria chegado a 40% em alguns meses. Para Jairo Magalhães, se a União continuar reduzindo os valores, as Prefeituras vão entrar em colapso, já que as despesas de custeio, devido a inflação, subiram significativamente. “A cada ano, o governo aumenta nossas responsabilidades e reduz os valores que temos direto de receber”, ponderou o prefeito guanambiense.

Outro tema que foi debatido na reunião entre o presidente da UPB e o prefeito de Guanambi foi relacionado aos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Jairo Magalhães enfatizou que os repasses do Fundeb não têm acompanhado a valorização proporcionada aos educadores guanambienses nos últimos anos. De acordo com o gestor, praticamente a totalidade dos recursos do Fundeb repassados para Prefeitura de Guanambi estão sendo utilizados no pagamento dos professores municipais.

O prefeito guanambiense reforçou que pretende reivindicar junto ao Ministério da Educação a atualização dos valores repassados ao município à título do Fundeb, aproveitando para solicitar que a UPB encampe a proposta. “Essa não é uma luta só de Guanambi, mas de praticamente todos os municípios baianos”, afirma o prefeito.

O presidente da UPB, Eures Ribeiro Pereira (PSD), concordou com Jairo Magalhães e assegurou que a questão do Fundeb será incluída na pauta dos prefeitos baianos na XXI, que acontecerá entre os dias 21 e 24 próximos.

Ainda na UPB, atendendo pedido do prefeito de Guanambi, o presidente da Entidade assegurou a elaboração, por técnicos da Instituição, do Projeto Executivo para revitalização da Lagoa da Espera, no Distrito de Mutans. O Projeto deverá estar concluído até o próximo mês de junho.

 

 

Antônio Luiz da Silva

Categorias ,