77 3441-7081 — [email protected]

Prefeitura de Caetité realiza gratuitamente teste para detectar leishmaniose em cães

Direcom/PMC

Agentes da equipe de Endemias da Prefeitura de Caetité têm feito coleta de sangue de cachorros em alguns Bairros da cidade às terças e quintas. O material é usado no teste de detecção da Leishmaniose Visceral, doença que tem no animal o principal hospedeiro. O resultado do teste sai com 15 minutos.

A Leishmaniose Visceral ou Calazar, é uma infecção contagiosa causada por um protozoário e é transmitida para cães e humanos por meio da picada do mosquito-palha. É a forma mais letal das Leishmanioses e ataca todo o organismo.

De acordo Palanda Nunes de Barros, Gerente Municipal de Endemias, a coleta de sangue desses animais começou pelos Bairros endêmicos, região que abrange os Bairros Alto do Cristo e Observatório, e, posteriormente, será realizada nos demais Bairros da cidade.

Foto: Direcom/PMC

“Para a realização desse exame, apenas uma gota de sangue do animal é suficiente e, em 15 minutos, pode ser constatado o resultado. Caso dê positivo, esse material é encaminhado ao laboratório do Lacen, na cidade de Salvador, para a realização do exame de contra prova. Caso dê positivo novamente, é realizada a eutanásia nos cachorros contaminados, pois essa doença não tem cura”, explica Palanda.

Para a senhora Jaqueline de Jesus Santos Santiago, moradora da Rua Professor Hélio Negreiros, a realização desse teste de forma gratuita, representa mais segurança para a população. “É muito bom, porque nós podemos saber com certeza a real situação dos nossos animais. Eu que tenho criança em casa, que está sempre em contato com nosso cachorro, fico mais tranquila ao saber que ele não representa nenhum perigo. E é melhor ainda, porque é um exame gratuito, porque eu não tenho condições de levar o meu cão em uma clínica veterinária” destacou a moradora.

Esse trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Endemias, e em parceria com o Núcleo Regional de Saúde, antiga Dires.

Antônio Luiz da Silva

Categorias