77 3441-7081 — [email protected]

Reestruturação de Escola Família Agrícola em Riacho de Santana é tema de reunião

 Por Ascom – SDR/GovBa

 

Gestores, coordenadores e técnicos das Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Educação (SEC), deputados e membros da sociedade civil, estiveram reunidos na segunda-feira (07), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com o objetivo de debater iniciativas para revitalizar e aprimorar o trabalho da Escola Família Agrícola (EFA) do município de Riacho de Santana, Território de Identidade Velho Chico.

Foto: Ascom/SDR

Durante a reunião, realizada no Gabinete da SDR, foram discutidos assuntos sobre questões estruturais, requalificação dos espaços construídos, grade curricular, estratégias pedagógicas, cursos e aplicação de tecnologias sustentáveis, entre outras demandas.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, explicou que a agenda é um desdobramento da visita que o governador Rui Costa fez ao Território Velho Chico, no fim do mês de abril, quando solicitou que fosse formada uma comissão para tratar das demandas educacionais elencadas pela EFA de Riacho de Santana.

Secretário Jerônimo Rodrigues – Foto: Ascon/SDR

“As EFAs formam profissionais com um perfil diferenciado, que têm capacidade de enxergar os biomas, as comunidades e os aspectos da agroecologia, além de garantir que a juventude permaneça no campo e haja a sucessão rural. Estamos alinhados com a Secretaria de Educação, no sentido de ver quais responsabilidades são de nossa competência, nessa demanda dirigida, para a gente continuar dando visibilidade ao trabalho que as Escolas Família Agrícola fazem pelo desenvolvimento rural da Bahia”, destacou Rodrigues.

Diretora de Agregação de Valor e Acesso à Mercado da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf/SDR), Elisabete Costa – Foto: Ascom/SDR

Egressa da Escola Família Agrícola de Riacho de Santana, a diretora de Agregação de Valor e Acesso à Mercado da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf/SDR), Elisabete Costa, participou da reunião e contou que a instituição desempenha um papel importante para a agricultura familiar, pois assegura, por meio da pedagogia da alternância, que os estudantes fiquem um período na escola e outro na comunidade, colocando em prática o conteúdo absorvido em sala.

“Fui aluna do Ensino Fundamental I e II, fiz o curso Técnico lá, atuei como monitora posteriormente, fui coordenadora e secretária. A EFA de Riacho de Santana eu já acompanho há um tempo. Essa reunião foi importante e nos ajudou a esclarecer como podemos articular a requalificação da instituição, pois nós temos 27 EFAs espalhadas no Estado, que servem não só para formar as pessoas da Bahia, mas sim todos e todas que se identificam com a pedagogia da alternância e valorizam a agricultura familiar”, salientou Elisabete.

Aecofaba

José Nivaldo Costa, assessor técnico da Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (Aecofaba), informou que em 40 anos de existência da EFA de Riacho de Santana, a primeira vez que um governador de Estado visitou as instalações foi agora, com Rui Costa. Nivaldo também disse que os alinhamentos durante a reunião fluíram e que vê toda a mobilização em prol da melhoria do ensino focado no meio rural, com esperança: “Quando você melhora uma estrutura, tudo muda. Os jovens ficam mais interessados, há chance de trazer inovação e tecnologia e outras possibilidades”.

Durval Libânio, superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, da Secretaria Estadual de Educação, afirmou que a reunião foi satisfatória, pois apontou caminhos para integrar as políticas públicas de Educação junto com o desenvolvimento rural sustentável: “Ao somar as competências da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Secretaria de Educação temos uma chance maior de sucesso numa ação conjunta, combinando programas, no sentido de dar maior efetividade às ações concretas do Estado”.

Presenças – Participaram da reunião o superintendente da Suaf/SDR, Marcelo Matos, o assessor da SDR de Juventude Rural, Jocivaldo dos Anjos, e representantes da Aecofaba, SDR, SEC, além do deputado estadual, Zé Raimundo e o deputado federal, Waldenor Pereira.

Deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT/BA) – Foto: Ascom/SDR

Foto: Ascom/SDR

Antônio Luiz da Silva

Categorias ,