77 3441-7081 — [email protected]

Semana Jornalismo Importa II discute a mídia independente, as opressões e cobertura esportiva no jornalismo brasileiro

Kourosh Naghibi – Ascom

Em comemoração aos 20 anos do curso de Jornalismo da Uesb, entre os dias 15 a 18 de maio de 2018, acontecerá a Semana Jornalismo Importa II, no auditório II do Módulo Luizão na Uesb, câmpus de Vitória da Conquista. O evento terá intervenções artísticas, palestras e oficinas sobre temas atuais, como os terríveis anos da ditadura militar no Brasil, a importância dos Direitos Humanos e as opressões contra mulheres, negros e homossexuais, e também discussões específicas, tais o jornalismo esportivo e a mídia independente em nível local, estadual e nacional.

O intuito do evento é instigar e provocar reflexões acerca do jornalismo na atualidade por meio de discussões que tratem de temas transversais à prática jornalística, como os Direitos Humanos e as opressões às minorias, e também questões relacionadas às mudanças no mercado da comunicação e sobre especialidades jornalísticas em evidência,
como o jornalismo esportivo em ano de Copa do Mundo. Dessa forma, a Semana Jornalismo Importa II busca aproximar a universidade do mercado local, regional e nacional, possibilitando uma interação e integração entre os estudantes em formação e os profissionais e entre o conhecimento acadêmico e as transformações do cotidiano do
jornalismo.

A programação do evento será realizada durante quatro dias, no turno da manhã e noite. No primeiro dia (15 de maio), os temas abordados estão relacionados às opressões às minorias (mulheres, negros e gays), os Direitos Humanos e à ditadura militar no Brasil.

Entre os convidados a palestrar estão: o professor do curso de Direito da Uesb e advogado, Ruy Medeiros; a professora do curso de Direito e advogada, Lucina Silva; a professora e pesquisadora do curso de Ciências Social, Núbia Regina; o mestrando da UFBA, Murilo Nonato; representante do Conselho Municipal da Mulher, Keu Souza.

Já no segundo dia (16) o foco da discussão estará voltado para o jornalismo esportivo, tendo duas mesas de trabalho. A primeira delas vai debater “Cobertura esportiva: jornalismo ou entretenimento” com os profissionais especializados na área: Pedro Canísio (freelance de Salvador), Junior Patente e Guilherme Barbosa, sendo esses dois últimos de Vitória da Conquista. A segunda mesa vai debater “Mulher no Jornalismo Esportivo” com as profissionais: Mariana Bastos da Folha de S.Paulo e Natália Silva da Revista Gambiarra.

No terceiro dia, o tema geral será a “Mídia Independente”, sendo a primeira mesa com Donminique Azevedo do Instituto Mídia Étnica (Salvador) e Laura Capriglione do Jornalistas Livres. Já na segunda mesa haverá representantes da “Mídia Independente” local com os jornalistas Rafael Flores e Ana Paula da Revista Gambiarra, Frarlei Nascimento do site Blitz Conquista, Cibele da Revista Saúde e Ellen Lapa do Blog Ellen Lapa. Nesse mesmo dia 17, à noite, das 18h às 22, na Uesb, acontecerá a oficina “Jornalismo Esportivo” com Mariana Bastos. No dia 18, pela manhã, a discussão sobre Mídia Independente irá continuar com Laura Capriglione, das 8h às 11h.

Além dessas atividades, em todos os dias serão realizadas intervenções artísticas no intervalo das palestras e haverá exposições fotográficas com questões relacionadas aos temas do evento. No terceiro dia, 17, às 12h, haverá uma obra artística surpresa sobre a Ditadura Militar no Restaurante Universitário (RU).

A Semana Jornalismo Importa é coordenado pela professora do curso de Jornalismo da Uesb, Carmen Carvalho, e a organização do evento está sob a responsabilidade dos estudantes do segundo semestre de Jornalismo, e conta com o apoio da Proex (Pró-Reitoria de Extensão) e do Colegiado de Comunicação e Jornalismo.

Para participar não é preciso pagar nada, mas é necessário a fazer inscrição neste link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVbQlQo-MWVKLcbfavaehW2YmBjH1R2Vl953XWK4IdKt1JDg/viewform). Para quem obtiver mais de 70% de participação, haverá certificado.

Link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/394410964302542/

Antônio Luiz da Silva

Categorias