redacao@jornaldosudoeste.com

Covid-19 é incluída na lista de doenças que permitem aposentadoria por invalidez

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Solicitação do benefício pode ser feita sem necessidade de carência após perícia médica

Por Beatriz Candido Di Paolo

A aposentadoria por invalidez é concedida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a todos os trabalhadores incapazes de desenvolver suas atividades laborais de forma permanente.

Com o advento da pandemia causada pela Covid-19, as doenças que dão direito ao recebimento do benefício foram atualizadas para 2021. Para o recebimento da aposentadoria por invalidez é preciso que seja feita uma avaliação pela perícia médica do INSS, que deve comprovar que o trabalhador não pode ser reabilitado em outra profissão.

“A aposentadoria por invalidez é uma solução que auxilia muitos trabalhadores que perderam totalmente a capacidade de atuar profissionalmente”, comenta Thomas Carlsen, co-fundador  e COO da mywork, startup especializada em controle de ponto online e gestão de Departamento Pessoal. “Com as novas complicações trazidas pela Covid-19, é interessante que as sequelas da doença sejam consideradas para a concessão do benefício de auxílio doença e aposentadoria aos brasileiros”, diz o executivo.

O primeiro passo para a solicitação da aposentadoria por invalidez é dar entrada no pedido de auxílio doença, que possui os mesmos requisitos da aposentadoria. Embora haja um período de carência de 12 contribuições mensais para que o requisito seja possível, há algumas situações em que o direito ao benefício dispensa a carência.

Confira a seguir uma lista com sete doenças que dão direito à aposentadoria por invalidez e dispensam a exigência de carência para o recebimento do benefício neste ano.

  • AIDS/HIV;

  • Parkinson;

  • Epilepsia;

  • Alienação mental;

  • Hanseníase;

  • Esclerose múltipla;

  • Covid-19.

Os segurados que precisam solicitar a aposentadoria por invalidez devem entrar em contato com o INSS para marcar um atendimento, o que pode ser feito através do aplicativo MEU INSS ou pelo site.

 

Foto de Capa: Pixabay.

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 755