POR GABRIELA OLIVEIRA * (reportagem@jornaldosudoeste.com)
Vitória da Conquista enfrenta novos transtornos após fortes chuvas na noite do último domingo (9). Uma enxurrada na Avenida Juracy Magalhães arrastou um carro, que acabou engolido por uma cratera e caiu em um córrego, mas o motorista, Gerald Saraiva, servidor da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu escapar ileso.
O episódio reacende o debate sobre a insuficiência da infraestrutura de drenagem urbana na cidade, evidenciando a necessidade de medidas estruturais para combater enchentes e alagamentos, problemas recorrentes em Bairros da cidade e Distritos do município.
Para discutir soluções, a Câmara Municipal realizará uma Audiência Pública no próximo dia 17, às 19h, com foco na implantação de um Sistema de Macrodrenagem Urbana. O encontro pretende reunir autoridades, técnicos, representantes de Instituições Públicas, organizações da sociedade civil e moradores afetados, buscando alternativas para tornar Vitória da Conquista mais segura e resiliente diante das chuvas.
Segundo o presidente da Casa Legislativa, vereador Ivan Cordeiro da Silva Filho (PL), autor do Requerimento para realização da Audiência, os impactos das fortes precipitações comprometem a mobilidade urbana, colocam em risco a população, prejudicam a Saúde Pública e geram prejuízos materiais. “A ausência de um Sistema eficiente de Macrodrenagem é uma das principais causas desses transtornos”, afirmou.
Na pauta da audiência estarão temas como diagnóstico das áreas de risco e pontos críticos de alagamento, consequências sociais, econômicas e ambientais da falta de drenagem, impacto das mudanças climáticas na intensidade das chuvas, além de possíveis soluções técnicas, como canais, bacias de contenção e pavimentos permeáveis. Também serão discutidas fontes de financiamento, incluindo programas federais e Parcerias Público-Privadas, além da participação social na definição de prioridades e fiscalização das obras.
A expectativa é que o evento conte com a presença de representantes da Prefeitura Municipal – Secretarias Municipais de Planejamento, de Infraestrutura Urbana, do Meio Ambiente e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, além de representantes do Ministério Público Federal e da Bahia, do Governo do Estado – através do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, do Escritório Regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) – da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), Campis de Vitória da Conquista; dos Conselhos Regionais da Bahia de Engenharia e Agronomia (Crea/BA) e de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BA); de Associações e lideranças comunitárias, Organizações Não Governamentais (Ongs) e setores da construção civil e imobiliário.
FOTO (ivan cordeiro) – O presidente da Câmara Municipal, vereador Ivan Cordeiro (PL), autor da iniciativa, destaca que o debate sobre a implantação de um sistema de macrodrenagem eficiente, capaz de proteger a população dos recorrentes problemas causados pelas fortes chuvas, é urgente e não pode mais ser adiado. – Foto: Ascom/CMVC

Ivan Cordeiro destacou a urgência do debate, considerando-o inadiável diante da tramitação, na Câmara Municipal, do pedido do Executivo para a contratação de um empréstimo de R$ 400 milhões junto à Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Finisa 4, voltado ao financiamento de infraestrutura e saneamento. Para o parlamentar, a Audiência buscará ampliar a participação popular na definição das prioridades da cidade, especialmente em um momento de grandes investimentos em infraestrutura.
Foto: Divulgação




