redacao@jornaldosudoeste.com

HINO NACIONAL EXPLICAÇÃO DA LETRA

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

No Império o Hino Nacional Brasileiro teve duas letras, em 1831 e 1841,  uma atacando os portugueses e a outra enaltecendo dom Pedro II, ambas foram acompanhadas pela mesma melodia que é tocada hoje em dia,  porém, as letras   foram abandonadas. A primeira  letra composta em 1831 foi  autoria do  poeta e Juiz Ovídio Saraiva de Carvalho em comemoração à abdicação de dom Pedro I em favor do filho de apenas 5 anos.  A outra de 1841 foi feita por um autor desconhecido,  o compositor  manteve o refrão da primeira versão. A letra  celebrava  a coroação de dom Pedro II ao trono, após uma década de regência.

Versão de 1831:

Os bronzes da tirania/Já no Brasil não rouquejam./Os monstros que o escravizam/Já entre nós não vicejam.//Da Pátria o grito/Eis se desata/Desde o Amazonas/Até ao Prata.// Ingratos à bizarria,/Invejosos do talento./Nossas virtudes, nosso ouro/Foi seu diário alimento.//Da Pátria o grito/Eis se desata/Desde o Amazonas/Até ao Prata.

Versão 1841:

Quando vens, faustoso dia,/Entre nós raiar feliz,/Vemos em Pedro Segundo/A ventura do Brasil.//Da Pátria o grito/Eis se desata/Desde o Amazonas/Até ao Prata.//Negar de Pedro as virtudes,/Seu talento escurecer/É negar como é sublime/Da bela aurora o romper./ Da Pátria o grito/Eis se desata/Desde o Amazonas/Até ao Prata.

Segundo Derly Halfeld Alves, inspirado na nossa Independência, o  Hino da Independência do Brasil  foi conhecido pelos brasileiros em 1831 com o nome de Hino Sete de Abril,  letra de Evaristo da Veiga e Barros com  música de D. Pedro I.

Na verdade, a letra do Hino Nacional tal qual conhecemos hoje foi escrita em 1909  pelo poeta Joaquim Osório Duque Estrada. A partir de então, o Senado e a Câmara dos Deputados  receberam  diversos projetos que buscavam  a oficialização,  mas por  divergência entre os parlamentares,  as propostas não vingaram,  e só foi oficializado em 6 de setembro de 1922, pelo presidente Epitácio Pessoa. A música    foi composta em 1822 de por Francisco Manuel da Silva, para comemorar a Independência do Brasil.  Para alguns foi em 1831 na época da abdicação.

Certas palavras são  pouco comuns  à compreensão de parte da população,  vem de um estilo poético do começo do século passado. São  versos construídos  na ordem invertida, uma  linguagem poética  mais trabalhada do que a comum.

Com o golpe que derrubou o Império , em 1889, o novo governo  se empenhou em eliminar os  legados monárquicos e substituí-los por símbolos nacionais republicanos. Com essa finalidade, organizou um concurso público para escolher um novo Hino Nacional. Por influência de militares e jornalistas, o presidente Deodoro da Fonseca decidiu que o velho Hino Nacional seria mantido, mas  somente a melodia, sem a letra. Dessa forma o Hino durante três décadas  da República foi apenas tocado.

Na República ocorrida em 15 de novembro de 1889, era  desejo de alguns republicanos  substituir o Hino Nacional por outro,  o Governo Provisório do Marechal Deodoro da Fonseca , organizou uma competição com músicos de todo Brasil,  para propor um novo Hino Nacional. O Concurso era apenas para a melodia, venceu Leopoldo Miguez.  A letra já havia sido criada pelo poeta Medeiros de Albuquerque .

Encerradas as inscrições com o registro  de 29 composições, que seria escolhida a vencedora no dia 20 de janeiro de 1890 no Teatro Lírico no Rio de Janeiro. Entretanto, houve resistência quanto à tradição do velho Hino, que os intelectuais adeptos  do positivismo,  achavam importante se conservar para definir o presente e o futuro, portanto não deveria ser eliminado.

Guanabarino defendeu a manutenção do velho Hino Nacional, pois para ele, sua melodia representava o Brasil, e não dom Pedro II ou o Império. Benjamin Constant, atuou como porta-voz dos positivistas e apresentou  a Deodoro os argumentos pela conservação do Hino Nacional. Sem resistência o marechal Deodoro desistiu de trocar a melodia antiga do Hino Nacional, mas continuou sem letra.

O concurso foi mantido, contudo a solução foi transformar a letra de Medeiros e Albuquerque e  a melodia vencedora  de Leopoldo Miguez,  para o Hino da Proclamação da República.

Os Republicanos  buscaram eliminar todos os símbolos que lembrasse o regime monárquico. A bandeira foi trocada, escolas  e até mesmo navios de guerra da Marinha, a estrada de ferro Dom Pedro II passou a se chamar Estrada de Ferro Central do Brasil.

 Na posse do presidente Afonso Pena, o maestro Alberto Nepomuceno,  ao ouvir a execução do Hino Nacional pelas diversas bandas militares,  cada uma de forma diferente, as variações o incomodaram.  Decidiu pesquisar nos arquivos públicos do Rio,  em busca da partitura original,  composta no Império pelo maestro Francisco Manoel da Silva.  Após encontra-la, como diretor do Instituto Nacional de Música,  propôs a norma que deveria guiar a execução instrumental.  Ele entendeu  também que o Hino Nacional deveria ter uma letra, pois desde a Proclamação da República era apenas uma melodia instrumental. Alguns Estados  tinham  até letras próprias.

Ele convenceu o presidente Afonso Pena a pedir ao Congresso Nacional que elaborasse e aprovasse um projeto de lei abrindo concurso público para escolha dos novos versos, com prêmio de 2 contos de réis para o vencedor. Aos compositores concorrentes foi enviado um modelo para  que a letra fosse coerente  com  melodia. O vencedor foi o poeta Joaquim Osório Duque Estrada, fiel ao modelo  métrico  elaborado por Nepomuceno e remetido ao Congresso pelo governo.

O poeta Coelho Neto argumentou: “Esse hino tem sido companheiro das nossas glória e vicissitudes e precisa ser cantado por todos os filhos deste grande país. É um hino que canta, mas não fala. É preciso que fale, que saiba traduzir a beleza de nossas  mulheres, a pureza do céu, o ruído das nossas cascatas e a impetuosidade do nosso amor”.

O deputado relator do projeto,  Germano Hasslocher (RS), rejeitou a emenda, fez severas críticas, e a emenda foi rejeitada. Então, Nepomuceno mandou cópias da letra para escolas e quartéis de todo o país, para que  mesmo sem ser oficial, começasse a ser aprendida por todos.

Em 1910, o Deputado Coelho Neto apresentou uma nova emenda, dessa vez determinando que os versos de Duque Estrada fossem os oficiais, uma vez  que já vinham sendo cantados  Brasil a fora, e que, por isso, o poeta seria recompensado com 5 contos de réis. Houve discussão na Câmara. Os Deputados rejeitaram a oficialização da letra , mas aprovaram o prêmio. Vários projetos passaram pela Câmara e pelo Senado, sempre engavetados. A situação só mudaria em 1922.

O presidente Epitácio Pessoa (1919-1922) tinha urgência, porque ele havia escolhido a festa da Independência para inaugurar o rádio no Brasil e desejava que o Hino Nacional fosse cantado na primeira transmissão,  mas não havia tempo suficiente para abrir concurso para essa finalidade. Por isso,  a Câmara e o Senado,  imediatamente aprovaram a letra de Duque Estrada, mediante o pagamento de 5 contos de réis.

O presidente Sancionou o decreto nº 15671  de 6 de dezembro de 1922, considerando oficial a letra do Hino Nacional Brasileiro escrita por Joaquim Ozorio Duque Estrada, porquanto a música de Francisco Manuel da Silva já tinha sido oficializada anteriormente.

A constituição de 1988, em seu artigo 13, estabelece que, junto com a bandeira, as armas e o selo nacionais, o Hino Nacional Brasileiro é um dos símbolos da República Federativa do Brasil. Por lei, o Hino Nacional Brasileiro deve ser executado  nos colégios do país ao menos uma vez por semana.

Os republicanos históricos que  lutaram pela extinção da Monarquia,  entre outros, estavam: Ruy Barbosa; Quintino Bocaiuva; Silva Jardim, Saldanha Marinho.

 O primeiro governo da República ficou assim constituído: Presidente da República, Marechal Deodoro; Ministro do Interior, Aristides Lobo; Ministro da Fazenda, Ruy Barbosa; Ministro da Justiça, Campos Sales; Ministro do Exterior, Quintino Bocaiuva; Ministro da Agricultura Comércio e Obras Pública, Demétrio Ribeiro; Ministro da Marinha, Almirante Wandenkolk e Ministro da Guerra, General Benjamin Constant (todos Maçons).  

Fontes:

Arquivo S do Senado Federal, baseado no texto de Ricardo Westin;

Bandeiras Nacional, Históricas e Estadual de Derly Halfeld Alves, Edição do Senado Federal;

Enciclopédia Encarta e Barsa;

Wikipédia enciclopédia livre.

Publicação de Antonio Novais Torres

6 comentários em “HINO NACIONAL EXPLICAÇÃO DA LETRA”

  1. A fascinating discussion is worth comment. There’s no doubt that that you ought to write more about this
    subject, it may not be a taboo matter but typically folks don’t discuss such issues.
    To the next! All the best!!

    Responder
  2. I have been surfing online more than 4 hours today, yet I never found any interesting article like yours.
    It’s pretty worth enough for me. Personally, if all webmasters and bloggers made good
    content as you did, the net will be a lot more useful than ever
    before.

    Responder
  3. Hello there, I discovered your blog by means of Google at
    the same time as looking for a comparable subject, your web site got here up,
    it looks good. I’ve bookmarked it in my google bookmarks.
    Hi there, just changed into alert to your blog through Google, and found that it is truly informative.
    I am going to watch out for brussels. I’ll appreciate should you
    continue this in future. Many other people will be benefited from your
    writing. Cheers!

    Responder
  4. Hoje em dia, o Stake Casino se consolidou como uma das escolhas populares para apostadores do Brasil. Para acessar a plataforma com seguranca, basta seguir o link confiavel disponivel aqui — [url=https://stakeau-app.net/br/]Roleta, blackjack e poker online com suporte eficiente e saques rapidos[/url]
    . Com uma vasta selecao de jogos, experiencia fluida e suporte local, o Stake conquista muitos jogadores.
    “Jogue mais de 3000 jogos de forma facil!”
    Registro no Stake BR | Crie sua Conta em Poucos Minutos
    A criacao de conta no Stake e descomplicado. Usuarios do Brasil podem iniciar a diversao em pouco tempo. Basta entrar na plataforma usando a pagina indicada, apertar “Inscrever-se”, preencher seus dados e confirmar o e-mail. Depois disso, adicione fundos e aproveite os jogos.
    “Cadastre-se em menos de 1 minuto e receba sua recompensa!”
    Bonus no Stake para jogadores BR | Vantagens Incriveis
    Os bonus para novos usuarios sao um dos motivos para jogar. Jogadores iniciantes podem ganhar um extra antes de fazer a primeira aposta. Entre as vantagens estao ofertas de entrada, free spins e o sistema VIP.
    “Deposite R$ 100 e ganhe mais R$ 100 para explorar os jogos!”

    Responder
  5. Everything said was very reasonable. But, what about this?

    what if you added a little information? I ain’t suggesting your information is not solid,
    however suppose you added something that makes people want more?
    I mean HINO NACIONAL EXPLICAÇÃO DA LETRA – Jornal do Sudoeste is a little
    boring. You should peek at Yahoo’s front page and note how they
    create news headlines to get viewers to open the links. You might add a video or a related picture or two to get
    readers excited about what you’ve written. Just my opinion,
    it would bring your posts a little livelier.

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 755