2ª Regional da DPE em Vitória da Conquista realiza II Etapa do Projeto Sexta Jurídica

O Projeto Sexta Jurídica, idealizado e desenvolvido pela 2ª Regional da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA em Vitória da Conquista, com apoio da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – Esdep, e do Fundo de Assistência Judiciária – FAJ, volta ao cenário jurídico daquela comarca, desta vez para tratar de um tema de grande relevância jurídica: Estatuto da pessoa com deficiência: uma promessa emancipatória. Fundamentos e desafios.

O seminário será realizado no dia 29 de julho, das 8:30h às 17:00h no Teatro Glauber Rocha, na Universidade Estadual do Sudoeste – UESB, na Estrada do Bem Querer, em Vitória da Conquista. De acordo com a defensora pública e idealizadora do projeto, Marta Cristina Nunes Almeida, o diferencial deste evento será a sua multidisciplinaridade.

“Vamos apresentar a realidade jurídica e os efeitos jurídicos do Estatuto da pessoa com deficiência e fazer uma transversalização com o Código de Processo Civil e o Código Civil. Também vamos fazer uma abordagem psicossocial, para isso vamos trazer um perito, que é também advogado, e trabalha como perito previdenciário para falar sobre a avaliação da deficiência hoje”, explicou Marta Almeida.

 

PROGRAMAÇÃO:

Dia 29/07/2016

 

Manhã

– Apresentação do Projeto – Marta Cristina Nunes Almeida, defensora pública e professora de Direito da UESB.

– Painel 1:

Interdição ou curatela? Interdisciplinaridade entre o Código Civil, Estatuto da Pessoa com Deficiência e o novo Código de Processo Civil – Célia Barbosa Abreu, pós-doutora em Direito e professora da Universidade Federal Fluminense.

 

Tarde

– Painel 2:

– Os reflexos do Estatuto da Pessoa com Deficiência nas áreas jurídica, educação, saúde e relações parentais – Marta Cristina Nunes Almeida, defensora pública e professora de Direito da UESB;

– A avaliação da deficiência: o papel do médico perito diante da necessidade da análise biopsicossocial e a superação da incapacidade plena e irreversível – Marco Antônio Veloso Castro Ferreira, médico, advogado e perito previdenciário;

– Debate – Marcella Aguiar, psicóloga, coordenadora do Grupo Cirandeiras e Educadora Perinatal.

 

INSCRIÇÃO:

Deve ser feita através do e-mail: [email protected] entre os dias 14 e 28 de julho.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias