2º Festival Cultural da Uesb dialogará estéticas e ancestralidades

Por: Assessoria de Comunicação/Uesb

 

 

Em múltiplas linguagens, o Festival Cultura da Uesb chega a sua segunda edição de 13 a 16 de dezembro, nos campi de Itapetinga e Vitória da Conquista. Neste ano, o evento traz como tema central “Estéticas e Ancestralidades”, abrindo o diálogo para esse campo através de propostas artístico-culturais e oficinas criativas.

A programação acontece de forma híbrida, com atividades presenciais e exibições remotas (no canal oficial da Uesb no YouTube e na TV Uesb). Confira abaixo os destaques em cada um dos campi.

O Festival em Conquista – A abertura do evento no campus de Vitória da Conquista será realizada no dia 13 de dezembro, às 9h30, no Teatro Glauber Rocha. Além da mesa oficial, o público poderá assistir ao espetáculo “Nós do Morro”, dirigido por Francisco André Lima e realizado pelos alunos do curso de Teatro do campus de Jequié. A produção é, livremente, inspirada no romance “Capitães de Areia”, de Jorge Amado.

Ao longo dos dias, serão exibidos os vídeos selecionados pela organização do Festival, produzidos pela comunidade universitária. Após a exibição, ainda haverá um espaço para diálogo junto aos produtores. Além disso, acontecerá duas trilhas: pelo Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas (Surte) e pela área ecológica da Universidade.

O encerramento da programação será marcado pela exibição do filme “Alice dos Anjos”, dirigido por Daniel Leite Almeida, licenciado em Cinema e Audiovisual na Uesb. A produção é inspirada na obra “Alice no País das Maravilhas”, Lewis Carroll, e vem ganhando uma série de prêmios em diversos festivais. A sessão acontece no dia 16 de dezembro, às 9h30, no Teatro Glauber Rocha.

Acesse aqui a programação completa de Vitória da Conquista

O Festival em Itapetinga – No campus de Itapetinga, a abertura da programação será realizada no dia 13 de dezembro, a partir das 8h30, no Auditório Juvino Oliveira. O espaço contará com duas exposições fotográficas, o espetáculo “Conhecendo as origens de um povo: o samba de roda na comunidade quilombola Rua de Palha”, bem como outras atividades.

Ao longo dos dias, serão exibidos vídeos e documentários produzidos pela comunidade universitária. Outro destaque da programação é o desenvolvimento das oficinas criativas, que trazem os temas “Brincar é uma forma de Educar” e “Dança Afro: corpo ancestral”.

O encerramento das ações no campus está programada para o dia 16 de dezembro, na sala de dança da Praça Primavera. O momento contará com roda de capoeira, batalha hip hop de MCs, recital de slam streat dance.

Acesse aqui a programação completa de Itapetinga

O Festival Cultural da Uesb é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), em parceria com a Assessoria de Comunicação, o Surte, o Programa Janela Indiscreta e a Coordenação de Extensão, Esporte e Cultura do campus de Itapetinga. Mais informações: [email protected].

 

 

Foto de capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,