Democracia e Saúde: Itambé comemora o sucesso a 6º Conferência Municipal de Saúde

Por Nicolaia Carneiro Ascom/PMI

 

Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”, o Conselho Municipal de Saúde e a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveram entre os dias 02 e 04 de abril, a 6ª Conferência Municipal de Saúde.

O evento aconteceu no CSU reunindo representantes do Poder Público, da Sociedade Civil, com a participação ativa de gestores de saúde pública e profissionais da área. Na oportunidade, foi realizado um debate consistente e altamente comprometido com a construção de novas políticas públicas voltadas à Saúde de Itambé.

Na cerimônia de abertura, o público foi calorosamente recepcionado com uma apresentação de voz e violão. Logo depois, as autoridades fizeram seus pronunciamentos. Entre os participantes estava o prefeito municipal Eduardo Gama; secretários municipais, dentre os quais, a secretária de Saúde Norma Gama; também estavam presentes vereadores e representantes de instituições.

Todos ressaltaram a importância das discussões e deliberação de propostas que pretendem ampliar o acesso da população aos serviços e fortalecer a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

Após a palestra do segundo dia, os participantes foram divididos em grupos para a discussão dos eixos temáticos. No último dia de Conferência, após a construção e votação de propostas, foram eleitos os delegados que vão representar o Município na Conferência Estadual de Saúde, e posteriormente, na Conferência Nacional.

Durante as discussões, a secretária de Saúde, Norma Gama, definiu o debate como um momento democrático destinado à participação popular na avaliação das ações atuais e no planejamento das políticas públicas a serem realizadas.

O prefeito municipal, Eduardo Gama, aproveitou a oportunidade para destacar os atuais desafios enfrentados pelos municípios na área da Saúde e convidou a sociedade para fazer a diferença neste momento desafiador.

“Vamos neste momento fazer a nossa parte, para que as nossas ações possam corresponder com êxito os anseios da comunidade e também para que as nossas ações possam garantir uma saúde cada vez mais participativa e humana”, afirmou o prefeito.

Jornal do Sudoeste

Categorias