62% dos brasileiros que separam lixo reciclável destinam corretamente produtos eletroeletrônicos, aponta pesquisa encomendada pela Samsung

Levantamento quantitativo online, realizado em parceria com a MindMiners, aconteceu no início de agosto e contou com a participação de pessoas de todo o Brasil

Por: Samsung

Levantamento encomendado pela Samsung à MindMiners mostra que 94% dos entrevistados consideram muito importante ou importante o hábito da reciclagem, além de terem preocupação com o impacto ao meio ambiente. Na mesma pesquisa, é mostrado que 62% dos brasileiros que já incorporaram o hábito da separação de lixo também destinam corretamente para a reciclagem os produtos eletroeletrônicos. Realizada no início de agosto, a pesquisa teve como objetivo identificar o comportamento do consumidor brasileiro tanto em relação à reciclagem em geral como à de produtos eletroeletrônicos.

Na mesma pesquisa, 38% dos entrevistados dizem que doam a terceiros aparelhos eletrônicos que ainda funcionam. Já 29% preferem vender ou descartar em locais apropriados para isso, enquanto 24% guardam para ocasiões de uso emergencial.

A adesão ao hábito sustentável de destinar corretamente os materiais muda conforme a região do Brasil. 77% dos brasileiros que já aderiram a esta prática residem na região Sul do país. Porto Alegre (81%), São Paulo (76%) e Campinas (68%), no interior paulista, destacam-se entre as cidades com maior índice de adesão à separação de lixo orgânico do reciclável.

A pesquisa mostrou, ainda, que 72% dos entrevistados se preocupam com seu próprio impacto ambiental. Além disso, a prática de reciclagem tende a ser maior conforme a sua praticidade, sendo mais comum em residências em que o serviço gratuito de coleta seletiva é disponibilizado.

Destaques da pesquisa

●       94% consideram a reciclagem muito importante ou importante

●       72% preocupam-se com o impacto individual no meio-ambiente

●       65% acreditam que as marcas estão se tornando mais sustentáveis

●       Dentre os que não tem o hábito de separar itens recicláveis, 39% não o fazem por não conhecerem nenhum ponto de coleta próximo às suas residências

Samsung é a marca de eletrônicos mais associada pelos consumidores à sustentabilidade

53% dos brasileiros respondem ‘Samsung’ quando perguntados sobre qual a marca de eletrônicos que lhes vêm à mente quando se trata de sustentabilidade. Em sua maioria (65%), os consumidores brasileiros também acreditam que as empresas, em geral, estão se tornando mais sustentáveis, pois percebem que seus clientes estão cada vez mais atraídos por marcas com esse perfil.

“A Samsung tem um engajamento consistente em questões ambientais. Prova disso é o programa de reciclagem Re+, que somente no primeiro semestre de 2022 apresentou um aumento de quase 190% no número de eletroeletrônicos e eletrodomésticos coletados no Brasil, na comparação com o mesmo período de 2021”, afirma Luiz Xavier, diretor sênior de Customer Service na Samsung Brasil. “Além disso, a empresa também anunciou em setembro, globalmente, sua nova estratégia ambiental. Entre as metas está, por exemplo, a de zerar as emissões de carbono até 2050”, complementa.

Percepções sobre o RE+, programa de logística reversa da Samsung

As pessoas ouvidas pela pesquisa, que integram o painel de respondentes proprietário da MindMiners, com conhecimento prévio sobre o programa de logística reversa da Samsung, o Re+, 82% gostam da iniciativa e 51% já fizeram uso. E dos 70% que não conheciam o programa, 81% gostaram da ideia e considerariam utilizar o programa.

No Brasil desde 2017, o Re+ coleta toneladas de equipamentos eletrônicos de todos os portes e marcas, desde baterias, cabos e carregadores, passando por smartphones, tablets, notebooks até TVs e geladeiras. Desenvolvido para oferecer ao cliente um caminho prático para entregar seus eletrônicos para a reciclagem, as iniciativas do programa incluem urnas de coleta nas lojas físicas para que os consumidores descartem eletrônicos de pequeno porte, como smartphones, carregadores e baterias. Além disso, os usuários podem solicitar a coleta de produtos de médio e grande portes diretamente em sua residência. Esse modelo de coleta se aplica a refrigeradores, máquinas de lavar, aparelhos de ar condicionado e televisores.

“Os dados apurados pela pesquisa demonstram que o brasileiro tem interesse e intenção em aderir à prática da reciclagem, mas que ainda temos um caminho a seguir”, aponta Xavier. “Uma das missões da Samsung com o Re+ é justamente a de tornar este processo mais rápido e acessível, alcançando cada vez mais pessoas que desejam agir de forma mais sustentável”.

 

 

 

Foto de Capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,