redacao@jornaldosudoeste.com

7ª Conferência Municipal de Saúde debate o tema “Planejando e fortalecendo o SUS em Belo Campo”

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

POR GABRIELA OLIVEIRA – reprotagem@jornaldosudoeste.com

No último dia 17, Belo Campo sediou a 7ª Conferência Municipal de Saúde, um importante espaço de diálogo e planejamento voltado à aprimoração do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. O evento, realizado no Espaço de Eventos Xavier, reuniu profissionais de Saúde, gestores públicos, representantes da sociedade civil e usuários do Sistema Único de Saúde, todos empenhados em discutir estratégias para fortalecer e ampliar a assistência à população.

O tema central desta edição, “Planejando e fortalecendo o SUS em Belo Campo”, destacou a necessidade de ações integradas e planejamento estratégico para garantir a universalidade, integralidade e equidade presentes na essência do Sistema. Durante os trabalhos, foram apresentados relatórios de avaliação dos serviços de saúde local, além de propostas para melhorar o acesso, a qualidade do atendimento e a gestão dos recursos públicos.

A abertura do evento, presidido pelo secretário municipal de Saúde, Fábio Maia Prado, contou com a presença de autoridades e representantes de segmentos organizados da sociedade, entre os quais o vice-prefeito Rodolfo de Almeida Lopes (PSD); a primeira-dama e secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Sandra dos Santos Silva Reis; o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Arisney de Abreu – Ary da Saúde – Neiva da Silva (PSD); o Pároco da Igreja de São Sebastião, Padre Alessandro Alves Cardoso; o Pastor da Igreja Batista Getsemani, Iomar Barreto de Oliveira; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ivanilson Vieira Souza Júnior, além dos Delegados eleitos nas Pré-Conferências.

Secretário municipal de Saúde, Fábio Maia Prado. Foto: Ascom/PMBC

Na abertura, o  secretário municipal de Saúde, Fábio Maia Prado, ressaltou que o compromisso da Administração do prefeito Fidélis – Neto Fidélis – Pereira Reis (PSD) é consolidar o SUS como uma política pública sólida e duradoura, com foco na Atenção Básica, pautada pela humanização e eficiência no atendimento à população. Para ele, a Conferência representou uma oportunidade valiosa para escutar as vozes da população e alinhar as estratégias da Secretaria Municipal de Saúde às necessidades da comunidade, fortalecendo vínculos para construção, no município, de um Sistema de Saúde mais justo e acessível para todos.

A palestra magna foi conduzida pela Enfermeira Especialista em Saúde Pública e em Gestão no Trabalho e Educação na Saúde, Mestre em Gestão de Sistemas de Saúde e Coordenadora do Hospital Crescência Silveira, em Vitória da Conquista, Lygia Matos Barreto de Castro, que proporcionou reflexões significativas sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, abordando seus princípios, diretrizes e os eixos temáticos que nortearam os debates durante o evento.

Enfermeira Especialista em Saúde Pública Lygia Matos Barreto de Castro. – Foto: Ascom/PMBC

Durante sua fala, Lygia destacou a importância do diálogo coletivo: “Precisamos conversar sobre a Saúde que temos e a que desejamos, o SUS que construímos e aquele que almejamos. A descentralização, um dos pilares do SUS, se fortalece quando ouvimos a comunidade. As Pré-Conferências realizadas em Belo Campo foram essenciais para garantir essa escuta ativa e promover a participação popular”, pontuou a palestrante.

Durante os dias de debates, os participantes discutiram temas como a ampliação da Atenção Primária, a integração entre os diferentes níveis de Atenção à Saúde, a importância da prevenção e promoção da Saúde, além de estratégias para enfrentar desafios como a falta de recursos e a necessidade de maior capacitação dos profissionais.

Ao final, foram elaboradas propostas e diretrizes que serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Saúde. Entre as prioridades destacadas estão a ampliação do acesso às Unidades Básicas, investimentos em infraestrutura, capacitação contínua dos profissionais e fortalecimento da participação social.

A 7ª Conferência Municipal de Saúde, conforme enfatizou o secretário municipal de Saúde, Fábio Maia Prado, reafirmou o compromisso da Administração Municipal de Belo Campo com a Saúde Pública e a construção de um SUS mais forte, eficiente e acessível a todos os cidadãos. A expectativa é que as propostas aprovadas possam orientar as políticas públicas de Saúde nos próximos anos, promovendo uma gestão mais democrática e eficiente do Sistema de Saúde municipal.

17 comentários em “7ª Conferência Municipal de Saúde debate o tema “Planejando e fortalecendo o SUS em Belo Campo””

  1. You could definitely see your expertise in the work you write. The arena hopes for even more passionate writers like you who are not afraid to say how they believe. Always go after your heart. “Experience is a good school, but the fees are high.” by Heinrich Heine.

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 755