redacao@jornaldosudoeste.com

Polícia Federal cumpre Mandados de Busca e Apreensão em Brumado em desdobramento da Operação Sinistro

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Agentes da Delegacia de Polícia Federal de Vitória da Conquista deflagraram na manhã desta terça-feira (18), a Operação Brumado II, para cumprimento de Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela Justiça Federal da 2ª Vara da Seção Judiciária da Bahia, em Salvador, especializada em crimes financeiros.

A Operação Brumado II é um desdobramento da Operação Sinistro, deflagrada em julho de 2016, que investiga a comercialização ilegal de seguros automotivos – especializada no segmento de caminhões – pela Associação Baiana de Transportadores de Cargas – Auto Truck/Nobre Seguradora, sediada na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, no centro de Brumado.

Os Policiais Federais recolheram documentos e mídias do escritório da empresa e de endereços residenciais de pessoas ligadas à Associação Baiana de Transportadores de Cargas – Auto Truck/Nobre Seguradora.

Segundo a Polícia Federal, as investigações apontaram que os empresários Ilan Fábio Moura Silva e Bruno de Castro Donato, identificados como presidente e vice-presidente da Associação Baiana de Transportadores de Cargas, a princípio usando o nome fantasia de Truck Service, que já haviam sido condenados pela Justiça Federal a suspender definitivamente as atividades de comercialização de seguros automotivos sem a autorização da Superintendência de Seguros Privados (Susep), continuavam operando no mercado. Como não atendiam as obrigações das empresas regulares que atuam no segmento, a Associação oferecia preços e condições muito abaixo das praticadas pelo mercado. O resultado das atividades ilegais, segundo a Polícia Federal, era aplicado no mercado imobiliário e de bens, caracterizando o crime de lavagem de dinheiro.

Após a deflagração da Operação Sinistro, a Associação manteve as atividades ilícitas e passou a operar com o nome fantasia Truck Center e, mais recentemente Auto Truck. Atualmente a Associação atuava supostamente em parceria com a Nobre Seguradora.

Após as diligências realizadas na manhã de hoje, em Brumado, a Delegacia da Polícia Federal de Vitória da Conquista reafirmou em nota distribuída à imprensa que os empresários investigados já respondem a uma Ação Penal, resultado das provas colhidas na Operação Sinistro, mas perseveraram na mesma conduta delitiva, “apenas com poucas mudanças na roupagem anterior”, o que justificou a expedição dos Mandados de Busca e Apreensão.

 A reportagem do JS apurou que a Nobre Seguradora, que estaria sendo parceira ou utilizada pela Associação Baiana de Transportadores de Carga, teve sua liquidação extrajudicial decretada pela Superintendência de Seguros Privados no último dia 3 de outubro de 2016 (Portarias Susep nºs 6.664 e 6.665 publicadas no Diário Oficial da União do dia 4 de outubro de 2016). A partir da publicação das Portarias no D.O.U., deixaram de ter qualquer validade os Contratos (Apólices) porventura emitidos pela Nobre Seguradora, bem como os atos praticados pelos seus ex-administradores ou prepostos.

Outro lado

A reportagem do JS tentou contato com os empresários gestores da Associação Baiana de Transportadores de Cargas – Truck Center, através do telefone (77) 3441-3124, para que pudessem contraditar as informações disponibilizadas pela Polícia Federal e apresentar suas versões para os fatos, sem sucesso. O telefone móvel celular que pertenceria a um dos gestores da Associação [77 99938-**18] também não atende.

A reportagem do JS também tentou, sem sucesso, contato com a Nobre Seguradora [(11) 5069-1177]. O telefone é atendido por uma secretária eletrônica e a mensagem é sempre repetida, não possibilitando o direcionamento da ligação.

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 755