redacao@jornaldosudoeste.com

Produção sustentável valoriza o café da agricultura familiar na Bahia.

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Da Redação *

Nos últimos dois anos, milhares de famílias envolvidas na cafeicultura na Bahia têm encontrado novas oportunidades. A agricultura familiar tem se destacado ao aumentar a produção de café de maneira mais organizada e sustentável.

Na Comunidade Rio Bonito, em Ribeirão do Largo, o agricultor Vanderlei Pereira de Abreu e sua família estão dedicados a melhorar a fertilidade de suas áreas de cultivo, seguindo rigorosamente as orientações técnicas, desde a adubação até o manejo, o que tem elevado a produtividade das plantas. Agora, a comunidade se prepara para adotar práticas agroecológicas sob a orientação do Governo do Estado.

Eles fazem parte das 34.937 famílias beneficiadas pela chamada pública Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) Biomas da Bahia em apenas dois anos e meio – metade do tempo programado. O Programa investirá um total de R$ 223.618.655,00 em ações estratégicas para o desenvolvimento local e a conservação dos Biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, abrangendo 35.650 grupos familiares.

A iniciativa da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural da Bahia,  já alcançou 20 Territórios onde a cafeicultura, uma das preferidas dos brasileiros, é praticada. A Bahiater oferece assistência técnica às comunidades rurais, promovendo maior conhecimento sobre produção, manejo, colheita, prevenção de doenças, acesso a políticas públicas e emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), além de promover a troca de saberes.

“O acompanhamento do técnico é muito importante. Aprendemos sobre análise de solo e curvas de nível… Temos café, banana e milho, e só temos a aprender e agradecer”, comenta Vanderlei. Sua família é assistida pela Bahiater através da Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa da Bahia (CPC-BA).

“O objetivo da Ater Biomas é promover o desenvolvimento rural sustentável e a produção de alimentos saudáveis nas Unidades Produtivas Familiares nos Biomas da Bahia. Em relação ao café, nossas equipes das Entidades contratadas oferecem assistência técnica adaptada à realidade de cada família agricultora, seja na produção do tipo Conilon ou Arábica, que é mais comum na agricultura familiar do Estado, seja no Cerrado, na Caatinga ou na Mata Atlântica”, afirma Lanns Alves de Almeida Filho, titular da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).

Com os investimentos do Ater Biomas – até agora, R$ 5.341.019 foram aplicados na cafeicultura – essas famílias estão contribuindo para o fortalecimento da produção de café na Bahia, que continua a ser o quarto maior produtor do Brasil, conforme os dados da Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Fotos: André Frutuoso – CAR/SDR/GovBA

16 comentários em “Produção sustentável valoriza o café da agricultura familiar na Bahia.”

  1. Thank you for sharing excellent informations. Your web site is so cool. I’m impressed by the details that you have on this blog. It reveals how nicely you perceive this subject. Bookmarked this web page, will come back for extra articles. You, my friend, ROCK! I found simply the info I already searched all over the place and just couldn’t come across. What a perfect website.

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 755