Por: Assessoria de Comunicação – VCA (ascom@uesb.edu.br)
De 21 a 24 de outubro, a Uesb será palco do 1º Congresso Uesb: universidade, ciência e cultura. Com a proposta de democratizar o ensino com atividades que vão para além da sala de aula, o evento integra diversos encontros que acontecem de maneira simultânea.
A abertura oficial do evento acontece no dia 22 de outubro, às 9 horas, no Teatro Glauber Rocha. A palestra inicial traz como tema “Um quarto de século: os primeiros 25 anos do século 21”. O momento será conduzido pelo professor Jorge Augusto, do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL), vencedor do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025.

Jorge também é poeta e professor do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Doutor em Literatura, coordena o grupo de pesquisa Perifa, na Uesb, onde desenvolve o projeto “Territórios negros da crítica contemporânea”. Além de “Modernismo Negro”, já publicou “Muvuca” (2024), “O Mapa de Casa” (2023), “Contemporaneidades Periféricas” (2018), entre outros títulos.
A programação do Congresso será composta por uma série de subeventos, como o 1º Simpósio Internacional da Arint, a 1ª Conferência de Educação do Fórum de Licenciatura e Formação dos Profissionais de Educação da Uesb, o 1º Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e a 1ª Mostra de Educação Tutorial. Além desses, também serão realizados o 5º Festival Universitário Intercampi de Cultura e Arte (Fuica), a 10ª Mostra de Extensão da Uesb e o 29º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. A programação completa pode ser acessada no folder oficial do Congresso.
O encerramento do Congresso está programado para às 19 horas do dia 24 de outubro. O momento acontecerá no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, e contará com apresentação do grupo de maracatu Teiguaçu, composto por estudantes da Uesb, e um show especial de Roberto Mendes e banda.

Com estilo predominantemente da Música Popular Brasileira (MPB), Roberto Mendes é um cantor que também se consagrou como compositor e instrumentista baiano em quase 40 anos de carreira. Além da MPB, seu estilo musical permeia o samba de roda e ijexá.
Os ingressos para o show de encerramento são limitados e podem ser retirados, por ordem de chegada, no Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas (Surte), nos dias 22 e 23 de outubro, das 8 às 12 horas ou das 14 às 17 horas. Será disponibilizado um ingresso por pessoa. No dia do evento, o ingresso deverá ser trocado por outro na bilheteria do Centro de Cultura, no horário do show.
Mais informações sobre cada atividade podem ser encontradas no SigEventos.
Foto: Divulgação





Its like you read my mind You appear to know a lot about this like you wrote the book in it or something I think that you could do with some pics to drive the message home a little bit but instead of that this is fantastic blog An excellent read I will certainly be back