redacao@jornaldosudoeste.com

Servidores municipais de Guanambi paralisam atividades em protesto por cumprimento de acordo e valorização

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

POR REDAÇÃO JS (redacao@jornaldosudoeste.com)

Os servidores públicos municipais de Guanambi cruzaram os braços nesta terça-feira (4), dando início a uma paralisação das atividades. A mobilização foi convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guanambi e Região (Sispumur) e tem como principal reivindicação o cumprimento do acordo de reajuste inflacionário, pendente desde janeiro deste ano.

Durante a Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (4), um expressivo número de servidores municipais de Guanambi ocupou as galerias da Câmara como forma de dar visibilidade à paralisação deflagrada pela categoria. A mobilização teve como destaque o pronunciamento da Enfermeira Paloma Castro Pinto Rocha, representante dos profissionais efetivos do Hospital Municipal, que utilizou a Tribuna Livre para expressar a indignação diante da desvalorização enfrentada pelos trabalhadores, especialmente os da área da Saúde Pública.

Em discurso incisivo, Paloma Castro denunciou o descaso da atual gestão municipal com a categoria e relatou as dificuldades enfrentadas no exercício da profissão. A fala emocionada da Enfermeira ecoou o sentimento coletivo dos servidores municipais guanambienses, que reivindicam melhores condições de trabalho e o cumprimento de acordos salariais pendentes.

Em seu pronunciamento, a enfermeira Paloma Castro Pinto Rocha fez um apelo por respeito e valorização dos profissionais da Saúde: “Não viemos de berço de ouro, mas merecemos reconhecimento. Dignidade não é privilégio, é um direito. Este é o momento de amparar quem dedica sua vida a cuidar dos outros, sem distinção”, pontuou, reforçando o tom de indignação e urgência que marcou a mobilização dos servidores.

Além do reajuste inflacionário, a profissional cobrou a regulamentação da jornada semanal de 30 horas, o incentivo de 50% do Núcleo de Educação Permanente (NEP) para os trabalhadores da Assistência Hospitalar e criticou o novo cálculo do adicional noturno, que estaria impactando negativamente o orçamento dos servidores.

Em declaração reservada à reportagem do JS, uma servidora municipal reforçou o sentimento de descontentamento entre os trabalhadores. Segundo ela, o “presente” oferecido pela Prefeitura Municipal no mês dedicado ao Servidor Público foi o descumprimento do compromisso de reajuste inflacionário.

“Esperamos que essa mobilização faça nossas vozes ecoarem. Toda a categoria aguarda ser ouvida e reconhecida”, afirmou, evidenciando a frustração dos servidores municipais guanambienses diante da falta de avanços nas negociações com o Executivo Municipal.

Nesta tarde, os servidores municipais realizam uma manifestação em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, localizado na Praça Henrique Pereira Donato (Praça do Feijão). O ato tem como objetivo reforçar as reivindicações da categoria, que cobra o cumprimento do acordo de reajuste inflacionário e melhores condições de trabalho.

Mesmo com a paralisação, os trabalhadores mantiveram o funcionamento mínimo dos serviços essenciais, em conformidade com a legislação vigente, garantindo o atendimento indispensável à população.

Segundo representantes do movimento, a paralisação será encerrada ainda hoje. No entanto, a categoria permanecerá em estado de mobilização e não descarta retomar o protesto caso não haja avanços nas negociações com o Executivo Municipal.

Outro lado

A reportagem do JS tentou contato com o prefeito Arnaldo – Nal – Pereira de Azevedo (Avante), para que ele comentasse o protesto dos servidores municipais e respondesse às críticas feitas pela categoria. No entanto, até o fechamento desta edição, não houve retorno.

Circula em blogs da região uma nota atribuída à Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Guanambi – ainda não confirmada oficialmente pelo JS – na qual o Governo Municipal afirma manter diálogo com os representantes dos servidores e se declara aberto à negociação. Segundo o comunicado, a gestão tem adotado medidas de transparência, inclusive disponibilizando os dados financeiros do município para demonstrar os limites impostos pelos órgãos de controle.

O espaço continua aberto caso o prefeito queira se manifestar.

11 comentários em “Servidores municipais de Guanambi paralisam atividades em protesto por cumprimento de acordo e valorização”

  1. I loved as much as you’ll receive carried out right here. The
    sketch is attractive, your authored subject matter stylish.
    nonetheless, you command get bought an shakiness over that you
    wish be delivering the following. unwell unquestionably come more formerly again as exactly the same
    nearly a lot often inside case you shield this hike.

    Responder
  2. Hello! Quick question that’s totally off topic. Do you know how
    to make your site mobile friendly? My web site looks
    weird when browsing from my iphone. I’m trying to
    find a theme or plugin that might be able to resolve this issue.
    If you have any suggestions, please share. Thank you!

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 755