redacao@jornaldosudoeste.com

Associação de Mulheres de Brumado participam de celebração à moda e ancestralidade no Pelourinho, em Salvador

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

POR REDAÇÃO JS (redacao@jornaldosudoeste.com)

Considerado o maior evento de moda negra do país, o Afro Fashion Day 2025 reuniu criatividade, ancestralidade e empreendedorismo no último dia 1º, no Pelourinho, em Salvador. A iniciativa, promovida pelo Jornal Correio da Bahia, contou com patrocínio e parceria da Prefeitura Municipal de Salvador, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae/BA) e de empresas do setor privado.

Integrando a programação oficial do Salvador Capital Afro – evento que movimenta atividades culturais, artísticas e econômicas durante o mês da Consciência Negra na capital baiana – o Afro Fashion Day celebrou a moda afro-brasileira e o protagonismo da população negra nas passarelas e na indústria fashion.

Com o tema “Beleza”, o desfile principal foi dividido em três blocos – Raiz, Expressão e Espelho – que narraram uma trajetória entre ancestralidade, criatividade urbana e autocuidado. No total, 78 modelos apresentaram 45 marcas baianas, destacando a diversidade e a força da moda produzida no Estado.

Além dos desfiles, o evento também valorizou a economia criativa por meio da Feira da Sé, que reuniu 24 barracas de marcas e empreendedores locais. O público pôde participar, de forma gratuita, de Oficinas de Croqui de Moda, Amarração de Turbantes e Tranças Afro, além de curtir apresentações culturais e musicais.

Na programação musical, o palco do Pelourinho recebeu o Ilê Aiyê, com cinco Deusas do Ébano se apresentando ao som dos percussionistas do bloco, além do modelo e performer Felupz e da cantora e compositora Rachel Reis, de Feira de Santana.

Representando o Território Sertão Produtivo, a Associação de Mulheres Empreendedoras e de Apoio à Economia Solidária do Estado da Bahia (Ames), de Brumado, marcou presença na Feira da Sé. A Entidade, liderada por Bárbara Cristina Rodrigues Ramos, expôs produtos de artesanato criados pelas associadas e conduziu Oficinas de Amarração de Turbantes e Tranças Afro.

Foto: Divulgação

Para Bárbara Cristina Rodrigues, a presença no Afro Fashion Day reforça o compromisso da Ames, além do resgate da autoestima, empoderamento e autonomia de mulheres em situação de violência doméstica e vulnerabilidade, oferecendo apoio e capacitação, com o fortalecimento do empreendedorismo feminino e a valorização da cultura afro-brasileira.

“Estar nesse evento foi uma oportunidade de mostrar o talento e a força das mulheres de Brumado. Cada peça e cada Oficina representam nossa identidade e nossa história. Participar do Afro Fashion Day é reafirmar o poder da mulher brumadense, da mulher negra na economia criativa e na moda”, afirmou.

A presidente da Entidade concluiu reforçando que a participação da Ames no Afro Fashion Day simboliza o reconhecimento do trabalho das mulheres empreendedoras de Brumado e amplia o alcance do artesanato e da economia solidária no cenário da moda afro-brasileira.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 755