redacao@jornaldosudoeste.com

Cultura e inclusão marcam Mostra da Consciência Negra no Centro Educacional Rui Barbosa, em Malhada de Pedras

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

POR JÚLIA COQUEIRO (redacao@jornaldosudoeste.com)

Na sexta-feira (21), o Centro Educacional Rui Barbosa (Cetirb), Unidade da Rede Pública Municipal de Ensino de Malhada de Pedras, promoveu a Mostra Cultural da Consciência Negra, iniciativa que integrou as comemorações pelo Dia da Consciência Negra, celebrado na véspera. A iniciativa contou com total apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Foto: Divulgação

Com o tema “Ensinar o Respeito e Ser Antirracista”, o evento reuniu estudantes, professores e comunidade em um dia de celebração, aprendizado e valorização da diversidade. A programação foi marcada por stands interativos, apresentações artísticas e atividades pedagógicas, que destacaram a riqueza da cultura afro-brasileira e reforçaram o compromisso da Escola com a Educação Inclusiva.

A Mostra também incentivou reflexões sobre respeito, igualdade e diversidade, com destaque para diferentes abordagens temáticas:

• Heróis e Heroínas Negras: relembrou personagens históricos e aproximou a literatura da década de 1920 da cultura afro-brasileira;

• Música e Dança Afro-Brasileira: dramatizações de obras de Graciliano Ramos e Raquel de Queiroz abordaram desigualdade social e resistência do povo negro;

• Literatura Negra e Expressão: um varal poético deu voz a produções antirracistas e reflexões sobre identidade;

• História e Resistência – os Quilombos: mapas e maquetes ilustraram a luta e a resistência histórica das Comunidades Quilombolas;

Foto: Divulgação

• Tecnologia e Literatura: a obra Deixe-me Falar, da autora baiana Maria da Conceição, inspirou produções escritas e ilustradas dos alunos, reunidas em um livro coletivo; e

• Inovação e Representatividade: além das produções literárias, os estudantes desenvolveram um jogo virtual sobre o cotidiano da população negra.

Foto: Divulgação

O público também pôde assistir a cenas do filme Alice dos Anjos, com destaque para a atuação da aluna Tiffanie Costa, considerada símbolo de representatividade dentro do Projeto.

Para o Diretor da Unidade de Ensino, Professor Sandro Ventura Vieira, a Mostra cumpriu plenamente seus objetivos: “Consolidou-se como um espaço de valorização da cultura afro-brasileira, unindo arte, Educação e Tecnologia para promover inclusão e consciência social”, afirmou.

Ainda segundo o Professor Sandro Ventura, a iniciativa reafirma o papel do Centro Educacional Rui Barbosa (Cetirb)como referência na promoção da Educação Antirracista em Malhada de Pedras. O Projeto, destaca o Sandro Ventura, amplia o diálogo entre Escola e comunidade, fortalece práticas de respeito e igualdade e se consolida como modelo para outras Unidades Escolares, não apenas do município, mas de toda a microrregião.

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 755