joana d’arck cunha santos (darcksantos@gmail.com)

Começa neste domingo (21) o projeto ConSertão, um programa musical que realizará uma série de apresentações gratuitas da Orquestra Conquista Sinfônica (Arcos), levando a música sinfônica a bairros e distritos de Vitória da Conquista e, a partir de 2026, a vários municípios da região. A iniciativa é promovida com o apoio dos governos federal e estadual, por meio de emendas parlamentares dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual).
Sob a regência do renomado maestro João Omar, os concertos propõem uma experiência musical acessível e emocionante, aproximando a música sinfônica do cotidiano da população, celebrando com arte e sensibilidade os encontros comunitários.
Nesta primeira etapa, a programação tem início no domingo (21/12), em Vitória da Conquista, no distrito de Bate-Pé, na Praça Ramiro Silva; segue na terça-feira (23/12), no bairro Patagônia, na Praça Iza Medeiros; retorna no domingo (28/12), no distrito de Iguá, na Praça Estevam Santos; e se encerra no dia 6 de janeiro, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em apresentação especial no teatro.
Todos os concertos acontecem às 19h, com entrada gratuita, reforçando o compromisso do projeto com a democratização do acesso à cultura e a valorização da música sinfônica e instrumental no interior da Bahia.
Sobre a ideia de levar a música sinfônica ao sertão (por isso o nome ConSertão), Waldenor fala com bastante entusiasmo: “Estamos promovendo esse projeto maravilhoso, conduzido pelo maestro João Omar, reconhecido internacionalmente, que levará a vários municípios da nossa região a música sinfônica afinada com o nosso sertão. A nossa população merece conhecer e apreciar música de qualidade”, exclama o deputado.
SERVIÇO
Projeto: ConSertão – Concertos Natalinos
Orquestra: Conquista Sinfônica (Arcos)
Regência: Maestro João Omar
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Programação:
21/12 (domingo) – Distrito de Bate-Pé | Praça Ramiro Silva
23/12 (terça-feira) – Bairro Patagônia | Praça Iza Medeiros
28/12 (domingo) – Distrito de Iguá | Praça Estevam Santos
06/01 (terça-feira) – Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Teatro)
Foto: Divulgação




