Trump anuncia que Estados Unidos administrarão Venezuela após captura de Nicolás Maduro

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

POR REDAÇÃO JS (redacao@jornaldosudoeste.com)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que Washington assumirá o controle da Venezuela até que seja possível realizar uma “transição segura, adequada e judiciosa”. A declaração foi feita após a operação militar norte-americana que invadiu o país e capturou o presidente Nicolás Maduro e sua esposa.

Em pronunciamento a repórteres em seu Clube Mar-a-Lago, transmitido ao vivo pela GloboNews, Donald Trump disse que os Estados Unidos não permitirão que outro líder assuma o poder sem garantir os interesses do povo venezuelano. “Não podemos correr o risco de que outra pessoa assuma a Venezuela sem ter em mente o bem do povo venezuelano. Não vamos deixar isso acontecer”, afirmou.

Segundo o presidente, a operação foi concluída sem baixas americanas ou perdas de equipamentos. “Nenhum militar americano foi morto, e nenhum equipamento americano foi perdido”, disse, destacando o uso de helicópteros, aeronaves e grande contingente de tropas.

Trump também anunciou planos para trazer grandes empresas petrolíferas dos Estados Unidos de volta à Venezuela, argumentando que Washington foi responsável pela construção inicial da indústria de petróleo do país antes da ascensão do Governo Socialista. Ele classificou a retomada como estratégica e corretiva, descrevendo a nacionalização anterior como “um dos maiores roubos de propriedade dos EUA na história americana”.

No campo militar, o presidente afirmou que os EUA estavam preparados para realizar um segundo ataque, mas que essa possibilidade agora parece improvável. “Assumimos que uma segunda onda seria necessária, mas agora provavelmente não”, disse, indicando que os objetivos principais já teriam sido alcançados.

Trump advertiu ainda que outros líderes venezuelanos podem enfrentar o mesmo destino de Nicolás Maduro. “A dominação dos EUA no Hemisfério Ocidental nunca mais será questionada”, declarou, apresentando a operação como um recado a toda a região.

O Pentágono confirmou que, nas últimas semanas, houve reforço militar no Caribe, com o envio de um porta-aviões, 11 navios de guerra, mais de uma dúzia de caças F-35 e cerca de 15 mil soldados, oficialmente em operações antinarcóticos.

Maduro e esposa a caminho de Nova York

Donald Trump informou que Nicolas Maduro e sua esposa, advogada Cilia Adela Gavidia Flores de Maduro estão  sendo transportados para os Estados Unidos em um navio com destino a Nova York, onde deverão enfrentar acusações na Justiça. “Eles sentirão todo o poder do Sistema Judicial dos Estados Unidos da América”, disse o presidente, reforçando que a ação combinou operação militar e aplicação da Lei.

A Procuradora-Geral dos EUA, Pam Bondi, anunciou que uma acusação federal foi apresentada contra Nicolás Maduro, sua esposa e outras quatro pessoas no Tribunal Distrital do Sul de Nova York. O Processo inclui acusações de narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína e crimes relacionados a armas. Segundo os Promotores, líderes venezuelanos teriam usado o poder público por décadas para facilitar o tráfico de cocaína em larga escala para os Estados Unidos.

Foto: GloboNews?Reprodução

3 comentários em “Trump anuncia que Estados Unidos administrarão Venezuela após captura de Nicolás Maduro”

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 756