POR REDAÇÃO JS * (redacao@jornaldosudoeste.com)
Uma operação conjunta da Polícia Civil da Bahia, realizada no sábado (17), desmantelou um esquema criminoso de desvio de caixas d’águas doadas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), como parte de Programas de Segurança Hídrica e Desenvolvimento Regional., destinadas a municípios, Associações e Comunidades Rurais, visando ampliar o acesso à água e fortalecer a infraestrutura local. A ação envolveu agentes da Delegacia Territorial de Polícia Civil Poções e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos da 10ª Coordenadoria Regional de Vitória da Conquista.
No galpão localizado às margens da BR-116, no Bairro Lagoa Grande, apontado pela denúncia, os Policiais encontraram 41 caixas d’água de 5 mil litros cada, avaliadas em cerca de R$ 120 mil. Os reservatórios faziam parte do Programa de Segurança Hídrica da Codevasf e algumas já estavam com as inscrições de identificação apagadas com solvente.
Dois homens, de 29 e 32 anos, que não tiveram as identidades reveladas, foram presos em flagrante por receptação. O responsável pelo galpão afirmou, em depoimento, que havia sido contratado apenas para armazenar o material, remover as inscrições e providenciar a entrega das caixas na zona rural de Manoel Vitorino.
Os suspeitos presos relataram em depoimento à Polícia que compraram cinco caixas por R$ 7.500, em negociação intermediada por um vereador de Manoel Vitorino, cuja identidade não foi revelada. Segundo eles, o parlamentar teria orientado a remoção das inscrições e destinaria os demais reservatórios a moradores do Distrito de Salgado, em Manoel Vitorino.
Durante a operação, dois aparelhos celulares foram apreendidos e encaminhados para perícia. Os detidos passaram por exames legais e permanecem custodiados na Delegacia Territorial de Poções, onde também foram apresentadas as caixas recuperadas.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Polícia Civil da Bahia, as investigações continuam para apurar a veracidade das declarações dos presos e identificar outros envolvidos, incluindo o vereador citado no suposto esquema de desvio de bens públicos.
* COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA POLÍCIA CIVIL DA BAHIA
Foto: Ascom – PC/GovBA



