Equipe do Centro Educacional de Tempo Integral Rui Barbosa apresentou Projeto que une tecnologia, criatividade e elementos da cultura sertaneja em competição realizada em Salvador
POR REDAÇÃO JS (redacao@jornaldosudoeste.com)
O Centro Educacional de Tempo Integral Rui Barbosa (Cetirb), Unidade da Rede Pública Municipal de Ensino de Malhada de Pedras, participou pela primeira vez da Etapa Regional da Olimpíada Científica com a Temática da Robótica (Olímpiada Brasileira de Robótica – OBR) e conquistou a sexta colocação na competição. O evento foi realizado no último sábado (29 de agosto), na Escola Sesi Djalma Pessoa, em Salvador – Unidade da rede privada de Ensino vinculada à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) – reunindo estudantes de diferentes municípios baianos.

O Centro Educacional de Tempo Integral Rui Barbosa (Cetirb) foi representada pela equipe “Arrasta Pé do Chinelo Arrebentado”, formada pelos estudantes Nícolas Gomes, Lucas Ferreira e Beatriz Guimarães, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes competiram no Nível 2 da Modalidade Artística, categoria que estabelece uma aproximação entre a Robótica e a expressão criativa, apresentando o projeto “Robótica Sertaneja – Dos Desafios à Inovação”.
A participação marcou a estreia do Centro Educacional de Tempo Integral Rui Barbosa (Cetirb) em uma das principais iniciativas voltadas à difusão da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e inovação entre estudantes da Educação Básica.
A Etapa Regional da Olimpíada Científica com a Temática da Robótica (Olímpiada Brasileira de Robótica – OBR) realizada em Salvador reuniu 492 estudantes de 24 municípios do Estado, acompanhados por 123 técnicos e avaliados por 75 juízes. A programação contou com competições de Robótica de Resgate, Oficinas, Demonstrações de Tecnologia, Artes e outras atividades voltadas à Ciência, Tecnologia e Inovação.
A Olimpíada Científica com a Temática da Robótica (Olímpiada Brasileira de Robótica – OBR) é uma iniciativa que conta com o apoio de Instituições como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e o Ministério da Educação, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de outras Instituições e empresas.
Na Bahia, a realização da etapa regional contou com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), que também celebra duas décadas de atuação com a Robótica Educacional nas escolas Sesi do Estado.
Tecnologia a serviço da cultura sertaneja
Mais do que desenvolver conhecimentos técnicos relacionados à Robótica, o Projeto apresentado pelos estudantes do Centro Educacional de Tempo Integral Rui Barbosa (Cetirb) buscou estabelecer uma conexão entre tecnologia, criatividade e identidade cultural.
Intitulado “Robótica Sertaneja – Dos Desafios à Inovação”, o Projeto foi iniciado em 2025 por iniciativa da então secretária municipal de Educação, Elisângela Rosa dos Santos Ventura, Pedagoga, Mestra e Doutoranda em Ensino. A proposta foi desenvolvida com a participação do professor de Robótica Edilson Jean Meira.
A iniciativa tem como uma de suas principais características aproximar os recursos tecnológicos de elementos presentes na cultura e na realidade do sertão. Ao mesmo tempo, busca estimular o pensamento computacional, a criatividade, a capacidade de solucionar problemas e o trabalho colaborativo.
A proposta demonstra que a Robótica Educacional pode ultrapassar o Ensino exclusivamente técnico e ser utilizada como ferramenta para que os estudantes interpretem a própria realidade, valorizem sua identidade cultural e desenvolvam soluções a partir de situações próximas ao seu cotidiano.
Nesse sentido, a participação na Etapa Regional da Olimpíada Científica com a Temática da Robótica (Olímpiada Brasileira de Robótica – OBR) representou não apenas uma experiência competitiva, mas também uma oportunidade de aprendizagem, experimentação e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no ambiente escolar.
Experiência amplia horizontes dos estudantes
A presença do Centro Educacional de Tempo Integral Rui Barbosa (Cetirb) na competição também representa um avanço na ampliação das oportunidades oferecidas aos estudantes da rede pública municipal de Malhada de Pedras.
Ao participar de um evento que reúne alunos de diferentes Instituições de Ensino e municípios do Estado, os estudantes malhada-pedrenses tiveram contato com novos ambientes educacionais e tecnológicos, além de experiências que podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades importantes para os desafios acadêmicos e profissionais do futuro.
A experiência reforça ainda a possibilidade de desenvolvimento de Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação em municípios de pequeno porte, demonstrando que iniciativas dessa natureza não estão restritas aos grandes centros urbanos.
Novos estudantes já estão sendo preparados
A participação na Etapa Regional da Olimpíada Científica com a Temática da Robótica (Olímpiada Brasileira de Robótica – OBR) não deverá se limitar à equipe que representou o município na edição deste ano. O Centro Educacional de Tempo Integral Rui Barbosa (Cetirb) já trabalha na preparação de novos estudantes para dar continuidade ao Projeto e participar de futuras competições.
Integram o grupo de preparação as estudantes Shofia Leite, Sthefany Santana e Ellen Silva, que vêm participando das atividades relacionadas à Robótica e deverão representar a Escola nos próximos desafios.
A formação de novas equipes busca garantir continuidade à iniciativa e ampliar gradualmente o número de estudantes com acesso às atividades de Robótica Educacional.
Trabalho coletivo da comunidade escolar
A participação do Centro Educacional de Tempo Integral Rui Barbosa (Cetirb) na Etapa Regional da Olimpíada Científica com a Temática da Robótica (Olímpiada Brasileira de Robótica – OBR) foi resultado de um trabalho coletivo envolvendo profissionais da Unidade Escolar, entre eles integrantes da Direção, Coordenação Pedagógica e corpo docente, além do apoio da Secretaria Municipal de Educação.
Para o diretor do Centro Educacional de Tempo Integral Rui Barbosa (Cetirb), professor Alexsandro Vieira Ventura, a participação na competição representa a ampliação das oportunidades oferecidas aos estudantes e reforça a importância de projetos capazes de despertar o interesse dos jovens pela Ciência e pela Tecnologia.
Segundo ele, a primeira participação da Escola na Etapa Regional da Olimpíada Científica com a Temática da Robótica (Olímpiada Brasileira de Robótica – OBR) foi além da disputa por uma colocação. A experiência permitiu que estudantes de Malhada de Pedras tivessem contato com novos conhecimentos, desenvolvessem habilidades e conhecessem ambientes educacionais e tecnológicos capazes de contribuir para sua formação.
A expectativa da comunidade escolar é que a experiência adquirida na competição contribua para fortalecer a Robótica Educacional no município e estimule cada vez mais estudantes a se envolverem em projetos relacionados à Ciência, Tecnologia, Criatividade e Inovação.
A sexta colocação conquistada pela equipe “Arrasta Pé do Chinelo Arrebentado”, segundo o professor Alexsandro Vieira Ventura, ganha significado ainda maior por marcar a estreia do Centro Educacional de Tempo Integral Rui Barbosa (Cetirb), em uma competição regional de alcance estadual e por apresentar uma proposta que une conhecimento tecnológico e valorização da cultura sertaneja.
O resultado também abre caminho para a consolidação de uma trajetória permanente de Robótica Educacional em Malhada de Pedras, criando novas oportunidades para que estudantes possam desenvolver competências, experimentar tecnologias e transformar ideias em Projetos.
Ao levar para uma competição de Robótica elementos da identidade do sertão, o Centro Educacional de Tempo Integral Rui Barbosa (Cetirb), mostra que inovação e tradição podem caminhar lado a lado – e que a Educação pode ser o espaço para transformar essa combinação em conhecimento, criatividade e novas possibilidades para os estudantes.
Foto: Divulgação/Cetirb




