A incredulidade do apóstolo Tomé e a ressurreição de Jesus Cristo

Após a ressureição, os discípulos, com medo dos judeus, que poderiam atacá-los, se juntaram e cerraram as portas.  Jesus aparece e os saudou: PAZ ESTEJA CONVOSCO!

Mostrou os sinais das maldades e perversidades que Lhe fizeram, quando fora crucificado no madeiro e novamente disse: PAZ SEJA CONVOSCO.

Assoprou sobre eles e disse: receba o Espírito Santo. No momento em que Jesus apareceu, Tomé, chamado Dídmo, não estava presente. Quando os demais apóstolos contaram sobre o aparecimento de Jesus após a ressurreição, mostrando as cicatrizes das maldades praticadas contra Ele, e da alegria do momento: “Vimos o Senhor!”. Mas ele lhes disse: “Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei”.

Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês!”

E Jesus disse a Tomé: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”. 

Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu!”

Então Jesus lhe disse: “Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram”.

(Jo 20.24-29)

Fé, é a convicção, a confiança do fiel experimentar e desfrutar de todas as bênçãos da salvação. É a confiança plena em Jesus.

 Hoje 03/06/2021, é o dia de corpus christi, uma comemoração católica do ocorrido. É tempo de nos alegrar. Cristo ressuscitou. O pai e o Filho são verdadeiros e divinos, porém o Filho (Jesus Cristo) possuiu duas naturezas: a divina e a humana, em uma única pessoa. Para crer em Deus invisível, é preciso ter fé, pois a fé remove montanha.

“Toda a vida de Cristo foi um contínuo ensinamento: seus silêncios, seus milagres, seus gestos, sua oração, seu amor ao homem, sua predileção pelos pequenos[crianças] e pelos pobres, a aceitação do sacrifício total na cruz, pela redenção do mundo, sua ressurreição constituem a atuação da sua palavra e o cumprimento da Revelação”.

 O único propósito cristão é a salvação. A base da fé cristã, é a ressurreição de Jesus.  Os cristãos acreditam, através da fé na Santíssima Trindade e na ressurreição, razão e fundamentos de quem crê.

Disse Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11:25).             “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. (João 14:6)

Antônio Novais Torres

Antônio Novais Torres

Antônio Novais Torres é comerciante aposentado, membro fundador da Academia de Letras e Artes de Brumado, membro do Conselho da Cidadania de Brumado, ex-membro do PMDB e PTB e membro do Conselho Editorial do Jornal do Sudoeste.
Categorias

Deixe seu comentário