A Neurociência vai à escola

Por Ascom/Uesb

 

O estudo do sistema nervoso, das suas funções e estruturas é estudado pelo ramo da Biologia chamado Neurociência. O acesso a conteúdos mais complexos como esse se dá em estágios avançados do ensino, mas a possibilidade do contato com eles ainda na escola é capaz de ampliar horizontes e despertar a vocação de futuros pesquisadores.

Pensando nisso, a concluinte do curso de Psicologia da Uesb, Fernanda Lima, coordenou, neste semestre, o projeto “A Neurociência vai à escola”. Aliando a área com outro campo de interesse, a Psicologia Escolar, a aluna buscou aproximar os conceitos da Neurociência à realidade dos estudantes do 9º ano do Colégio Estadual Vilas Boas Moreira, em Vitória da Conquista.

A futura psicóloga integrou temas como o efeito do álcool, das drogas e, até mesmo, dos esportes para o cérebro. “Foi muito interessante, eles tinham muitas perguntas para fazer. Dúvidas sobre sono, depressão, Acidente Vascular Cerebral (AVC). Eles também trouxeram muito conteúdo para gente ir discutindo”, contou Fernanda.

Para a estudante, a possibilidade de coordenar um projeto de extensão também foi uma importante experiência. Agora, com a proximidade de conclusão da graduação, a expectativa de Fernanda é de que a iniciativa seja ampliada e englobe outras ações com a professora do Departamento de Ciências Naturais (DCN), Elce Cristina Rebouças, que a orientou. A proposta é de que a Neurociência seja levada para cada vez mais pessoas.

Jornal do Sudoeste

Categorias