Abertas inscrições para o programa ‘Narrativas Patrimoniais’ em Caetité

Já estão abertas as inscrições para o programa estadual ‘Narrativas Patrimoniais’, que acontece nos próximos dias 14 e 15 de junho, às 15h, na cidade de Caetité, no centro sul da baia e a 700 quilômetros de Salvador. O evento ocorre, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), na Avenida Contorno, Campus VI. As vagas são limitadas, a inscrição é gratuita e pode ser feita até segunda-feira (13), no link do programa e pelo e-mail [email protected]

A iniciativa promove diálogo, fomento cultural e qualificação de agentes públicos, artistas e produtores culturais, especialmente das áreas de arquitetura, urbanismo, museologia, patrimônio cultural material e imaterial. Criado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), órgão da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o programa foi lançado, em Salvador, no dia 17 de maio, e vai percorrer também as cidades de Salvador, Santo Amaro, Jequié, Serrinha, Ilhéus, Palmeiras, Capim Grosso, Cachoeira e Cabaceiras do Paraguaçu.

Elaboração de projetos

“Em todas as cidades, procuramos incluir projetos vencedores e bem-sucedidos patrocinados [pelas] linhas de fomento da Secult, de modo a estimular novos proponentes para elaboração de projetos”, explica a coordenadora de Editais do Ipac, Ana Coelho. A coordenadora de Parcerias Institucionais do Ipac, Milena Rocha, explica que o fomento é trabalhado no programa com as possibilidades de financiamento e capacitação de recursos para o patrimônio cultural. “Já a qualificação acontece com orientações técnicas para a formatação e elaboração de projetos”.

Segundo o diretor de Preservação do Instituto do Patrimônio, Roberto Pellegrino, o ‘Narrativas’ inclui ainda a educação patrimonial por meio de palestras em que dúvidas são esclarecidas acerca das ferramentas de proteção aos bens culturais, “como o tombamento e o registro especial”. Segundo ele, no mesmo período do evento, técnicos do Ipac fazem vistorias nos bens culturais tombados na cidade, a exemplo da Casa de Anísio Teixeira e a Casa da Câmara e Cadeia. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (71) 3117-7482 e e-mail [email protected] 

 

Fonte: Ascom/Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac)
 

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias