Abril Marrom: Parceria de Prefeitura e Hospital de Olhos de Conquista viabiliza atendimento a pacientes do SUS

Por Ascom/PMVC

 

Uma parceria firmada entre a Prefeitura e o Hospital de Olhos de Vitória da Conquista (HOC) viabilizou 50 consultas oftalmológicas de pacientes do SUS. No sábado (24), a secretária de saúde, Ramona Cerqueira, esteve no hospital, quando participou de um momento de conscientização sobre a prevenção e o combate às diversas causas de cegueira, como parte da campanha Abril Marrom, e destacou a importância de parcerias para melhoria da saúde de sua população conquistense, a exemplo da feita com o HOC.

“Buscamos estar alinhados a todas as campanhas nacionais de promoção à saúde, sempre com o intuito de utilizar as melhores práticas nas nossas unidades. Dessa forma, a aliança com o Hospital de Olhos é mais uma para nos auxiliar na prevenção da cegueira, que, em muitos casos, pode ser evitada ou tratada”, ressaltou a secretária.

Foto: Divulgação.

Criada no ano de 2016, a campanha Abril Marrom acontece no mês em que se comemora o sistema de comunicação em Braille. A cor marrom simboliza o tom mais comum da íris – parte colorida do olho. O diretor do HOC, oftalmologista Luiz Felipe Sampaio, aponta como causas mais comuns de cegueira reversível: a catarata, ceratocone e descolamento de retina (quando tratado com urgência) e de cegueira não reversível: glaucoma, degeneração macular avançada ou retinopatia diabética.

Segundo o Luiz Felipe, grande parte dos fatores causadores da cegueira, como as doenças listadas, são tratáveis com o devido acompanhamento de um especialista. “O propósito da Sociedade Brasileira de Oftalmologia foi enfatizar a necessidade do diagnóstico das doenças oculares, principalmente as que podem causar cegueira. Aqui em Vitória da Conquista o poder público municipal é um grande parceiro que nos auxilia a difundir a campanha”, destaca o médico.

 

 

Foto de Capa: Divulgação.

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,