ANP reduz temporariamente mistura obrigatória de biodiesel de 12% para 10%

Segundo a ANP, medida se faz necessária para dar continuidade ao abastecimento nacional

Por Jalila Arabi – Agência Brasil 61

Foi aprovada, na última semana (13), a redução excepcional e temporária do percentual de mistura obrigatória do biodiesel ao óleo diesel. O percentual passou dos atuais 12% para 10% no bimestre de setembro e outubro de 2020.

A medida da Diretoria Colegiada da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que teve o aval do Ministério de Minas e Energia (MME), é necessária, segundo o governo, para dar continuidade ao abastecimento nacional. A justificativa é de que a oferta de biodiesel para o período citado pode não ser suficiente para atender à mistura de 12% ao diesel B, que vem sendo bastante consumido, apesar da atual situação de pandemia.

A BR Distribuidora considerou acertada a decisão da Agência, alegando que a medida pode manter o equilíbrio do abastecimento durante a pandemia.

Outra decisão da Diretoria Colegiada da ANP foi aprovar a anulação e o reinício, já com a redução do percentual mínimo de mistura para 10%, da Etapa 3 da edição de número 75 do Leilão de Biodiesel, que havia sido interrompido no início de agosto, devido a problemas no sistema do leilão no momento do encerramento programado da etapa.

O cronograma atualizado do Leilão de Biodiesel será publicado em breve na página dos leilões no site da ANP, em anp.gov.br.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias , ,