Antecipação do resultado do Enem: dificuldade para acessar as notas deixa estudantes ansiosos

Inep antecipou divulgação em dois dias. Candidatos dizem que conseguiram ver desempenho apenas horas depois da liberação da plataforma

Por: Felipe Moura

 

A antecipação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pegou os estudantes de surpresa na noite de quarta-feira (9). Ao portal Brasil 61.com, alguns deles contaram que ficaram ansiosos e que tiveram dificuldade para acessar o resultado na página do participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Pelo Twitter, o Ministério da Educação (MEC) prometeu divulgar os resultados a partir das 19h, mas muitos participantes relataram que só conseguiram ver as notas horas depois. É o caso de Carlos Eduardo Mota, 18 anos. Morador de Vicente Pires, no Distrito Federal, ele só pôde visualizar o desempenho às 23h.

“A antecipação da nota do Enem me deixou ansioso, porque as notas iam sair na sexta, como estava previsto, mas anteciparam em dois dias.  Como o Enem é uma prova que decide pelo que vou trabalhar ou pretendo trabalhar para o resto da minha vida, me deixou ansioso, ainda mais porque não saiu no horário previsto”, diz.

O estudante, que está propenso a cursar Engenharia, disse que o sistema não travou quando conseguiu acessar. Ele está confiante de que vai conseguir aprovação para aquilo que decidir fazer na faculdade. “Eu acho que fui bem para o curso que almejo, principalmente em redação, que no ano anterior fiz como treineiro e tinha tirado 720. Esse ano eu cheguei aos 920, uma boa melhora. E em matemática, eu melhorei bem. Nas outras áreas do conhecimento eu mantive as notas, que já eram razoáveis. Para o curso que almejo, acredito que dê para passar nas universidades aqui do DF”, acredita.

A estudante Giovana Sá de Medeiros, 18 anos, concluiu o ensino médio no fim do ano passado. Atualmente, ela faz cursinho preparatório para vestibular. O objetivo dela é fazer medicina. Giovana conta que estava se preparando psicologicamente para receber as notas na sexta-feira (11), mas que a antecipação do resultado a deixou bem mais ansiosa.

Ela acha que faltou planejamento para que o anúncio da antecipação fosse cumprido. “Achei irresponsável da parte deles, porque lançaram o site num horário e não lançaram as notas, tanto que foram lançadas beirando a meia-noite. E isso causou muita ansiedade em muita gente, inclusive eu, que fiquei atualizando o site, atualizando site e nada das notas serem lançadas. Claro que todo ano tem a questão do atraso das notas, o site caindo, mas dessa vez eu achei irresponsável da parte deles, já que eles prometeram uma coisa que não foi cumprida”, critica.

A jovem disse que foi “relativamente bem”, mas não o suficiente para passar no curso que sonha. “Vou tentar de novo”, afirma.

Alguns conseguiram driblar a ansiedade mesmo que inconscientemente, como Laura Castanheira, 21 anos. Ela conta que quando leu a respeito da antecipação, duvidou. “Achei que era algum boato, uma fake news, algum engano, porque eu não vi nas páginas oficiais de primeira”, lembra. A candidata tentou acessar a página do participante às 21h, mas sem sucesso.

“Eu nem ia tentar, mas antes de dormir, umas onze e pouco, vi um pessoal comentando que conseguiu ver. Aí eu fui conferir e deu para olhar no dia. Eu achei até relativamente rápido, porque começou às sete e eu consegui ver às onze. Anos atrás eu demorei mais que isso para conseguir acessar, mas realmente deu muito problema, muita gente teve dificuldade no começo”, conta.

Laura acredita que as notas que conseguiu no Enem foram boas, tal como no ano passado. “Algumas coisas aumentaram e algumas foram um pouquinho menores. Então, a média final ficou praticamente igual”, destaca.

Há quatro anos estudando para conseguir uma vaga em medicina, Matheus D’Assunção, 21 anos, diz que a antecipação das notas pelo Inep surpreendeu a todos. A experiência de já ter passado por esse processo nos últimos anos o ajudou a se manter mais calmo. “Eu fiquei tranquilo. Vou prestar uma prova ainda esse final de semana, estou com a cabeça cheia de afazeres e isso me ajudou a não ficar ansioso, a manter a calma, mas é sempre um momento de ansiedade você olhar a nota do Enem”, diz.

Matheus diz que não sabe se a nota obtida este ano será suficiente para ele ser aprovado. “A gente nunca sabe quando vai ter a nota suficiente para passar. É muito difícil, porque todo ano muda a TRI [teoria de resposta ao item], muda a concorrência, você nunca sabe como vai estar na lista de espera. Acredito que, talvez, eu não consiga, porque não fui tão bem no primeiro dia quanto eu gostaria, mas estou tranquilo. Já tive a experiência de ter passado por isso outras vezes, me ajuda a ter mais calma, me ajuda a saber como lidar com essas coisas, com esses sentimentos”, relata.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que permite aos candidatos do Enem usar as notas para tentar vagas em instituições de educação superior públicas, abre as inscrições na próxima terça-feira (15). O Sisu vai oferecer 221.790 vagas para mais de seis mil cursos em todo o país.

Foto da capa: Marcello Casal

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,