POR GABRILEA OLIVEIRA * (reportagem@jornaldosudoeste.com)
Depois de 19 horas de julgamento, o Tribunal do Júri condenou Rafael de Souza Lima a 22 anos e 5 meses de prisão pelo assassinato de Sashira Camilly Cunha Silva, ocorrido em 15 de setembro de 2021, em Vitória da Conquista. A decisão foi anunciada na madrugada desta quarta-feira (11), por volta das 3h40, pela juíza Márcia Simões Costa, titular da Vara do Júri de Feira de Santana.

O julgamento, realizado no Fórum Desembargador Filinto Bastos, foi transferido de Vitória da Conquista a pedido da defesa, que alegou risco à imparcialidade devido à grande repercussão do caso. O Conselho de Sentença, composto por quatro homens e três mulheres, acolheu integralmente a tese do Ministério Público e da Acusação, reconhecendo o réu culpado por homicídio qualificado – com as qualificadoras de motivo torpe, meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima – além de ocultação de cadáver e feminicídio.
Segundo o Promotor de Justiça Victor César Meira Matias, Sashira, então com 19 anos e estudante de Engenharia Civil, foi atraída pelo ex-namorado e morta com nove facadas, desferidas com uma faca de caça. Os golpes atingiram principalmente o pescoço, causando lesões graves na região vascular. Laudos da Polícia Civil apontaram ainda ferimentos no rosto e nas mãos, indicando tentativa de defesa. O corpo foi abandonado em um terreno baldio na zona rural de Planalto, a cerca de 50 km de Vitória da Conquista, sendo encontrado dias depois em avançado estado de decomposição.
O caso ganhou repercussão nacional e se tornou símbolo da luta contra a violência de gênero. Para a advogada conquistense Luciana Santos Silva, Assistente de Acusação, o veredito representa um recado claro da sociedade: o feminicídio não será tolerado. Ela destacou que a condenação foi construída com base em ampla diversidade de provas, incluindo depoimentos, análises técnicas e informações extraídas do celular do réu.
Ao final da sessão, o Promotor de Justiça Victor César Meira Matias afirmou estar preparado para enfrentar os recursos da defesa, que já sinalizou intenção de recorrer da decisão.
* COM INFORMAÇÕES DOS BLOGS SUDOESTE DIGITAL (VITÓRIA DA CONQUISTA) E ALÔ CIDADE (FEIRA DE SANTANA)
Foto Capa: Divulgação


Looking closely at the clipboard to the side of the technician, there is an Aquastar 63 on top of the paperwork. The telltale skindiver case shape, coupled with the distinct hands and inner-rotating bezel, make it quite recognizable. Perhaps it was being used to time some of the training with this particular cetacean conscript.