Associação Nacional de apoio às vítimas da Covid-19 será criada nesta sexta

O evento virtual terá a participação do presidente do Grupo de Trabalho do Pacto pela Vida, dom Guilherme Werlang, e de  representantes de entidades que congregam o Pacto  – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Sociedade Brasileira para o Progresso das Ciências, Academia Brasileira de Ciências e a Comissão Arns – além de mais de 100 outras entidades. Terá inclusive a participação dos estudantes, através da UNE, e da CNTE-Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.

 
Por  Joana D’arck Cunha Santos/ Comunicação WZ
Na manhã desta quinta-feira (29), deputados federais e estaduais, vereadores e lideranças políticas municipais participaram de reunião preparatória de mobilização para o lançamento da Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid19 – Vida e Justiça, a ser realizado amanhã (30), às 19 horas.

A iniciativa pretende unir pessoas de diferentes partidos, credos e religiões, além de de instituições da sociedade civil, com o objetivo de  prestar apoio às milhares de pessoas que sofrem pelas sequelas da doença e também aos que se vêem em situação de abandono e insegurança pela perda de familiares, como  tantos órfãos dos pais mortos pela pandemia.
“Queremos trazer entidades e pessoas físicas, assim como as vítimas da Covid e todos que defendem a vida”, disse o deputado federal Pedro Uczai (PT-SC), que está articulando reuniões estaduais visando a maior participação possível da sociedade civil. Na Bahia, essa mobilização está sendo coordenada pelo deputado federal Waldenor Pereira (PT), que convidou todos os parlamentares e lideranças  para esta reunião de hoje, na qual contou com a participação dos parlamentares federais Valmir Assunção, coordenador da bancada do PT na Câmara dos Deputados, e Afonso Florence.Os deputados estaduais estiveram representados pelo líder da bancada do PT, Osni Cardoso, além de Zé Raimundo.  Também compareceram o vereador conquistense Fernando Jacaré e o presidente do PT de Vitória da Conquista, Isaac Bonfim.

O engajamento dos políticos é fundamental na mobilização, segundo Waldenor Pereira, mas as vítimas da Covid19  estão precisando do apoio da sociedade como um todo. “Quem quiser participar é só entrar na reunião virtual de lançamento e, ao apertar um botão de inscrição  tornar-se  efetivamente um sócio-fundador dessa corrente nacional de solidariedade”.  O link para entrar no evento, através do Join Zoom Meeting é: https://us02web.zoom.us/j/87245664064?pwd=eEYwNTZLdGdvaTRMc1oydExKSG4vUT09. E para se associar é só acessar http://vidaejustica.com.br/seja-socio/ .

Cada estado terá representantes na coordenação  nacional, mas qualquer pessoa pode se inscrever. “Participar dessa ação é se envolver”, convidou Uczai, explicando que não se trata de uma associação de vítimas da Covid19, mas para elas. Segundo ele, a entidade será um espaço de ação e de intervenção  política em defesa das vítimas, com ações de solidariedade, assistência jurídica e mobilização para assegurar apoio financeiro institucional, através de iniciativas nos  legislativos e executivos das diversas esferas de poder, como também no Judiciário. Terá também o papel de responsabilizar agentes públicos com levantamento de documentos e provas sobre descasos e agravamento da pandemia.

Foto de Capa: Divulgação/ Comunicação WZ.

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,