Astigmatismo: o que é e quando suspeitar

Neste episódio, o Dr. Fabricio Witzel dá mais detalhes sobre o assunto

Por: Brasil 61

Você conhece alguém que tem astigmatismo? Quando suspeitar desse problema?

O Dr. Fabricio Witzel dá mais detalhes sobre o assunto.

O que é Astigmatismo?

Nossos olhos possuem duas estruturas que concentram as imagens, a córnea e o cristalino. Quando normais, eles têm uma forma lisa e simétrica como se fosse uma lente. Dessa maneira, eles conseguem projetar a luz que chega ao olho para um ponto específico do globo ocular, chamado de retina. A retina tem comunicação com o cérebro, lugar onde a imagem vai ser entendida.

Em muitas pessoas com astigmatismo, a córnea tem o formato distorcido como se fosse uma bola de futebol americano e assim a imagem captada não é projetada de forma correta na retina e a partir disso que vem a imagem em sombra, distorção de imagem entre outras características. Alterações no cristalino também podem causar, mas são bem menos frequentes.

Causas

Geralmente o formato mais torto da córnea como no ceratocone, que é uma doença degenerativa em que ocorre o afinamento e encurvamento, alterado assim o formato da córnea, deixando-a com forma de cone, que é uma degeneração em que há da córnea. O desenvolvimento do ceratocone tem uma relação direta com o ato de coçar os olhos, o que deve ser evitado ao máximo. Além destas causas, traumas e cirurgias oculares também podem causar astigmatismo.

A notícia boa é que a maior parte das pessoas que possuem astigmatismo, o problema é perfeitamente corrigido com o uso de óculos ou lentes de contato. Outros tratamentos como cirurgias a laser ou cirurgia de catarata podem ser indicados em casos específicos, com altas taxas de sucesso.

Quando suspeitar de astigmatismo?

Como você está enxergando os objetos ou pessoas ao seu redor: ? Tem alguma sombra ao redor? Quem tem astigmatismo tem mais de um foco de imagem, ela enxerga as pessoas ou os objetos como se tivessem uma sombra ao redor ou também conhecida como imagem fantasma. Repare que isso é diferente de ver duas imagens que é o que chamamos de diplopia. Na diplopia temos duas imagens reais e não essa sombra ao redor da imagem principal como acontece no astigmatismo. Essa diferenciação é muito importante porque ver duas imagens tem outras causas como: diabetes, tabagismo, AVC e paralisias de nervos.

Sente dificuldade ao enxergar sombras vendo objetos ou algum texto escrito de longe e de perto? Quem tem astigmatismo tem a mesma dificuldade de enxergar de longe e de perto. Possui dificuldade de ler placas na rua e de ler textos no celular ou livros.

Tem dores de cabeça frequentes? É muito comum quem tem astigmatismo sentir dores de cabeça e desconforto visual, principalmente em atividades de maior atenção, como uso de computadores e celulares. Muitas pessoas relatam isso como aquela sensação de peso ao redor dos olhos nestas atividades.

Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,