77 3441-7081 — [email protected]

Ato Solene marcou a entrega do Educandário Cristo Rei ao Município de Itambé

Após a publicação do Termo Aditivo nº 01 ao convênio nº 09/2016, no Diário Oficial do Estado do dia 03 de fevereiro deste ano, um ato solene realizado na última sexta-feira (10) marcou a entrega oficial do Educandário Cristo Rei à Prefeitura Municipal de Itambé. Conforme a publicação, a partir de agora o Ensino Fundamental II da instituição passa a ser mantido pelo Município, através da gestão da Secretaria Municipal de Educação.

O ato de entrega foi marcado pela presença do prefeito municipal, Eduardo Gama; da secretária de Educação, Alecciene Gusmão; da diretora do Núcleo Territorial de Educação (NTE- 08/ Itapetinga), Maria Genira Ramos; da diretora do Educandário, Marilda Brito; do secretário de Administração, Alex Amorim; do coordenador da Ouvidoria, Eronildo Carvalho; do chefe de Gabinete, Lindolfo Fernandes; além de outros representantes e vários funcionários da unidade.

Durante o encontro, o prefeito Eduardo Gama e a secretária Alecciene, em um ato simbólico, receberam da diretora do Núcleo Territorial Genira e da diretora do Educandário Marilda a pasta contendo os documentos da instituição. Bastante emocionada, Marilda foi referenciada pelos representantes do poder público, devido ao relevante trabalho realizado junto ao colégio nos últimos anos.

O prefeito aproveitou também para parabenizar aos professores e funcionários e, na oportunidade, enalteceu o papel fundamental que a Irmã Walkiria Amorim desempenhou ao longo dos anos, como educadora e como administradora da instituição. “Foram anos de dedicação e de carinho com escola e alunos; dedicação esta que fez o Educandário ser reconhecido não só aqui em Itambé, como em todo estado”, afirmou o prefeito.

Considerando um importante passo dado pela Secretaria de Educação, Eduardo afirmou que a municipalização é uma parceria vantajosa entre o Município e o Estado para qualificar o ensino e ampliar a oferta de vagas. Além disso, ele destacou que o processo cumpre uma legislação federal com o objetivo de organizar a educação básica na corresponsabilização entre os entes federativos. 

Conforme o prefeito, outro beneficio da mudança é o impacto financeiro positivo que o Município terá a partir de maio, após a realização do censo escolar. Eduardo informa que mais de 300 alunos serão absorvidos pelo Município, o que consequentemente, aumentará os recursos a serem investidos na Educação local. “Foram muitos encontros realizados em Salvador e Itapetinga com esse intuito. Isso demonstra nosso compromisso em ampliar as fontes de receita para o Município e neste caso, em especial, voltado para o Fundeb”, destacou.

De acordo com a secretária Alecciene, o Educandário continuará oferecendo a qualidade de ensino que sempre dispôs aos alunos e permanecerá como uma referência educacional, assim como todas as outras unidades escolares municipais. “O empenho da Secretaria de Educação será constante para fortalecer, cada vez mais, o processo de ensino e aprendizagem dos alunos de todas as unidades”, assegurou.

Ainda conforme a secretária, além do Ensino Fundamental II, o Educandário passa a oferecer este ano também o Ensino Fundamental I. Ela explica que a Escola Municipal Mozart Andrade está sendo incorporada ao Educandário, onde os alunos vão dispor de um espaço físico muito mais amplo e adequado para o desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos. “Não estamos fechando escolas, é uma reestruturação necessária que tem o objetivo de organizar e oferecer muito mais qualidade na prestação dos nossos serviços”, concluiu a secretária.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias