Audiência Pública: Câmara Municipal de Vitória da Conquista celebra Projeto Quintas de Maio

Na noite desta quinta-feira, 26, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou uma audiência pública em comemoração aos 12 anos do Projeto Quintas de Maio, idealizado pelo músico e produtor cultural Vadinho Barreto. Na oportunidade, Vadinho agradeceu a todos presentes e pelo reconhecimento do seu trabalho enquanto agente cultural.

Para professor Paulo Pires, esta audiência é um momento para homenagear Vadinho Barreto enquanto produtor cultural, referência em Vitória da Conquista. “Estou aqui não por uma obrigação, mas por dever, o dever mais sagrado que é a manutenção da cultura. E uma das formas de manifestação da cultural é a produção cultural, essa arte que Vadinho representa tão bem”, disse. Em sua fala, o professor homenageou também Vanda Barreto, irmã de Vadinho. “Ela representa outro ponto da cultura, a cultura gastronômica, e precisa ser referenciada”, 

O diretor do Carnaval Conquista Cultural, Dylan Júnior, expressou sua felicidade por estar há 6 anos trazendo alegria para Vitória da Conquista. “ Com carnaval tradicional, de marchinhas, alegramos crianças, adultos, idosos, toda a família. Fico muito feliz por Conquista ter abraçado esse projeto”, contou. Dylan parabenizou Vadinho por sempre movimentar a cultura da cidade e pediu uma salva de palmas para o projeto Quintas de Maio.

O Capitão Adalberto representou o Major Mucyo Vasconcelos, comandante da Simp Sudoeste, e reafirmou a polícia é parceiro do projeto. O capitão fez votos de bons resultados para o projeto e de que Vitória da Conquista seja cada vez mais o berço de cultura do Sudoeste da Bahia;

O também produtor cultural Carlos Moreno contou que participou da criação do projeto Quintas de Maio, há 12 anos atrás, e afirmou estar feliz em ver a dimensão que o projeto criou. “Pouco tem a mesma coragem de Vadinho, essa garra, de realizar o projeto, de trazer esse debate a cultura”, afirmou.

Para a vice-prefeita, Irma Lemos, falar de cultura é falar da nossa gente, da cidade. “E o que seria da cidade sem cultura? ”, questionou. Irma relembrou os tempos de sua juventude e do projeto Alegria dos Bairros. “ Era ali onde a gente se encontrava e onde os artistas eram revelados”, contou. A vice-prefeita parabenizou o projeto Quinta de Maio e afirmou que a secretária de cultura Tina Rocha irá ajudar a cultura de Vitória da Conquista.

O ex vereador Hélio Silveira Dias agradeceu por ser convidado a participar da audiência em comemoração ao projeto Quintas de Maio. “ Esse projeto cultural é mais uma história que contempla Vitória da Conquista”, disse.

O advogado e músico Israel Lacerda, agradeceu a Vadinho pela oportunidade e relatou que os músicos ainda não são valorizados em Conquista. “ Os barzinhos não valorizam os músicos, há lugares que pagam R$40,00, R$ 80,00 para o músico tocar 4 horas”, relatou. Israel acredita que cabe ao poder público investir em cultura e valorização dos artistas. Ele ainda contou sobre a oportunidade que sua banda teve de participar do Quintas de Maio “ Tocamos uma vez no projeto e gravamos duas músicas no CD, foi motivo de muita alegria pra gente”, 

Rodrigo Lima, representante da Secretaria de Educação, parabenizou pela realização deste projeto que leva na música para as praças e esferas de Vitória da Conquista. Rodrigo afirmou que a Secretaria de Educação está apoiando e incentivando a cultura nas escolas.

Durante a audiência pública em comemoração ao projeto Quintas de Maio, Camila e Cláudia, filhas de Wilson Brasil, homenagearam Vadinho Barreto com a leitura de um poema. Já Elenir Gusmão, viúva de Hélio Gusmão, cantou uma música para relembrar seu tempo de cantora. Zica Pedral e Vanda Barreto também aproveitaram a oportunidade para parabenizar Vadinho pelo projeto Quintas de Maio e sua contribuição para a cultura conquistense.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias