Bahia aposta na industrialização do algodão para impulsionar economia regional no Dia do Algodão

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

POR REDAÇÃO JS * (redacao@jornaldosudoeste.com)

No Dia do Algodão, celebrado em 7 de outubro, a Bahia – segundo maior produtor da fibra no Brasil – reforça sua estratégia de verticalização da Cotonicultura, com foco na transformação da matéria-prima em produtos industrializados. A iniciativa, articulada entre o setor produtivo e o Governo do Estado, visa agregar valor à produção local e fomentar o desenvolvimento regional.

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) lidera o movimento, com destaque para o papel do Centro Tecnológico Agropecuário da Bahia (Cetab), responsável por garantir os padrões de qualidade exigidos pelo mercado. Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Pablo Rodrigo Barrozo dos Anjos Vale, a Certificação Técnica é um diferencial competitivo que atrai indústrias em busca de matéria-prima padronizada. “A Bahia oferece não apenas volume, mas também qualidade, o que pode consolidar o Estado como polo têxtil nacional”, pontuou.

A manutenção do beneficiamento dentro do território baiano é apontada como chave para geração de empregos e renda. Francisco de Assis Pinheiro Filho, Diretor de Desenvolvimento Agrícola da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, ressalta que o algodão já é uma realidade econômica e tem potencial para se tornar um dos pilares do crescimento regional. “A instalação de tecelagens e indústrias amplia a competitividade e fortalece a economia local”, destacou.

Apesar dos avanços, grande parte do algodão baiano ainda é enviada para outros Estados para beneficiamento, o que representa perda de oportunidades. Consolidar essa etapa na Bahia é visto como essencial para reter valor agregado e posicionar o estado como referência nacional no setor.

No Oeste baiano, principal polo de cultivo, o uso eficiente da irrigação tem elevado os índices de produtividade e expandido as áreas plantadas. Rafael Zacarias, Diretor de Produção da Fazenda São Francisco, em Riachão das Neves, atribui o desempenho à combinação de tecnologia, capacitação e infraestrutura. “Estamos tornando nossa produção cada vez mais competitiva”, afirmou.

Segundo a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a safra 2024/2025 deve alcançar 1,865 milhão de toneladas, um crescimento de 5,4% em relação ao ano anterior. Com isso, a Bahia mantém sua posição como segundo maior produtor nacional, respondendo por 19,6% da safra brasileira, atrás apenas de Mato Grosso.

* COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA, IRRIGAÇÃO, PESCA E AQUICULTURA DA BAHIA

Foto Capa: Divulgação/Seagri Gov BA

73 comentários em “Bahia aposta na industrialização do algodão para impulsionar economia regional no Dia do Algodão”

  1. Please leet me know if you’re looking for a article author for your weblog.
    You have some really great articles and I feel
    I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I’d really like to write some material for your blog inn exchange
    for a lonk back to mine. Please blast me aan e-mail iif interested.
    Cheers! https://tiktur.store/

    Responder
  2. Attractive section of content. I just stumbled upon your site and in accession capital to assert that I get in fact enjoyed account your blog posts. Any way I’ll be subscribing to your feeds and even I achievement you access consistently quickly.

    Responder
  3. Greetings! Quick question that’s completely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My site looks weird when viewing from my iphone. I’m trying to find a template or plugin that might be able to fix this issue. If you have any suggestions, please share. Cheers!

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – EdiÇÃo 763