redacao@jornaldosudoeste.com

Bahia lança Plano Setorial da Saúde para enfrentar impactos das mudanças climáticas

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Estado se torna pioneiro ao integrar saúde e agenda climática

POR REDAÇÃO JS * (redacao@jornaldosudoeste.com)

A Secretaria de Estado da Saúde da Bahia lançou, nesta quinta-feira (11), o Plano Setorial da Saúde para Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, documento estratégico que reúne diretrizes, metas e ações voltadas ao fortalecimento da capacidade do setor diante dos efeitos da crise climática. O Plano identifica grupos e populações vulnerabilizadas, garantindo que os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam aplicados de forma equitativa.

Apresentado inicialmente na COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025), o Plano coloca a Bahia como o primeiro Estado brasileiro a elaborar um instrumento específico para orientar políticas públicas de Saúde diante dos desafios ambientais.

O principal objetivo da iniciativa é preparar o Sistema de Saúde para prevenir, responder e se recuperar dos impactos climáticos, promovendo o bem-estar da população por meio de ações integradas. Entre as medidas previstas estão:

• Uso de ferramentas de Geotecnologia para monitoramento e tomada de decisões;

• Proteção de populações vulnerabilizadas, com ações específicas em Territórios prioritários;

• Criação de mecanismos de governança e financiamento sustentáveis, assegurando implementação e avaliação contínua.

Roberta Silva de Carvalho Santana, secretária de Estado da Saúde da Bahia. Foto: Leonardo Rattes/Saúde GovBA

A secretária de Estado da Saúde da Bahia, Roberta Silva de Carvalho Santana, destacou que o Plano representa um avanço na prevenção e promoção da Saúde. “Não podemos ficar restritos apenas às respostas rápidas em emergências. Este Plano traz estratégias para reduzir impactos na qualidade de vida da população diante das mudanças climáticas”, afirmou.

Ela ressaltou ainda o pioneirismo da Bahia: Antes mesmo do lançamento oficial, o documento foi apresentado na COP 30, demonstrando nosso compromisso em compartilhar experiências e trabalhar em parceria com o Governo Federal”.

A Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente da Bahia, Maiana Albuquerque Pitombo, reforçou a importância da cooperação entre os órgãos estaduais. “Foi com muita satisfação que participamos da elaboração deste Plano, um instrumento essencial para o Estado. A contribuição técnica da Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente da Bahia) reforça nosso compromisso com a agenda climática e a Saúde Ambiental”, disse.

Já o Coordenador de Estudos de Clima e Projetos Especiais do Inema, Aldirio Diego Lima de Almeida, chamou atenção para os contrastes ambientais da Bahia e seus reflexos na Saúde Pública. “O Estado convive com secas no semiárido, enxurradas e movimentos de massa no litoral e na Chapada, além de ondas de calor cada vez mais intensas. Esses fenômenos afetam diretamente a saúde da população, seja pelo aumento de doenças sensíveis ao clima, seja pelos impactos dos desastres naturais”, destacou.

* COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DA BAHIA

Foto Capa: Leonardo Rattes/Saúde GovBA

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 755