Barra do Choça: Diversificação no cardápio escolar é debatida em encontro virtual

Por Por Ascom/PMBC

 

Na tarde desta quarta-feira (10), a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semagri), junto a Sala do Empreendedor e a Trilha da Agricultura Familiar, discutiu o cardápio escolar municipal com a inserção dos principais itens da alimentação advindos da agricultura familiar.

A Trilha, que conta com a participação do nutricionista do município, Cosme Brito, e corpo técnico da Semagri, tem como plano de ação o fomento à produção familiar e adaptação da dieta escolar para a agricultura local.

Durante o encontro, a consultora da Trilha, Jacqueline Oliveira, falou sobre o estímulo e exercício necessários para propiciar a alimentação saudável dos jovens estudantes e a integração da tradição alimentar da região.

Foi pautada ainda a importância de cada ator social no cumprimento das exigências do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), como merendeiras, comunidade escolar, pais, agricultores e alunos.

Para o nutricionista Cosme Brito, é preciso estimular a produção de novos alimentos, como peixe e ovo, para que a merenda escolar seja mais abrangente.

“Se tivéssemos a produção de peixe no município, outras instituições de ensino, além das creches, poderiam usufruir da nutrição oferecida pelo alimento”, pontua o nutricionista.

O objetivo do cardápio escolar, seguindo as exigências do PNAE, é propor a substituição de itens pela experimentação de novos pratos com maior valor nutricional e conexão com a produção local.

Para que o recurso disponível do PNAE seja empregado de forma eficiente, em benefício de uma dieta diversificada e em prol do homem do campo, um plano de ação será apresentado no próximo encontro.

 

Foto de Capa: Divulgação.

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,