Blindagem, nunca mais!

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Pedro Cardoso da Costa

Tenho um texto preparado para encaminhar à imprensa sobre como o Brasil parece ter enlouquecido de vez. Ontem, a Câmara dos Deputados colocou a cereja nesse bolo de desatino ao aprovar, com votação expressiva, a chamada PEC da blindagem.

Venho reiterando em meus comentários a passividade do povo brasileiro, quebrada recentemente pelas manifestações nas redes sociais. Mas essa mesma indignação precisa sair da virtualidade e ocupar as ruas, para não permitir de jeito nenhum que mais esse acinte do Congresso Nacional seja aprovado sem reação firme da sociedade.

Até 2001, um parlamentar só poderia ser processado no exercício do mandato com autorização da Câmara ou do Senado. Eu já defendia o fim dessa excrescência, pois considerava inconstitucional: o bem maior protegido pelo Direito é a vida, e a regra abria caminho para a impunidade absoluta.

Explico: como no Brasil só há pena de morte em caso de guerra declarada (CF, art. 5º, XLVII, “a”), aquela regra criava, de forma indireta, outra hipótese de pena de morte. Bastaria ao parlamentar ter o apoio de seus pares para bloquear qualquer processo, garantindo proteção para mandar matar desafetos sem risco de punição. Essa lógica se aplicava também a outros cargos protegidos pela norma.

Em 2001, o bom senso prevaleceu e essa brecha foi extinta. Agora, em 2025, passados 24 anos, a Câmara dos Deputados resgata o corporativismo mais escancarado, agravado pela covardia de uma votação secreta. Na prática, estaríamos diante da constitucionalização da impunidade: crime cometido, autor conhecido, punição nenhuma.

O mais grave é que a aprovação foi esmagadora, com deputados de quase todos os partidos e correntes ideológicas votando a favor. Por isso, a resistência precisa ser ampla e firme. É necessário que todos se manifestem, especialmente os que se dizem defensores da democracia, e ainda mais os que realmente a defendem.

Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Iza, Ivete Sangalo, Anitta, Wagner Moura, José de Abreu, Lázaro Ramos, Camila Pitanga, Luana Piovani, e até o Júnior, deveriam se posicionar. Outros artistas, influenciadores, líderes religiosos, jogadores de futebol, figuras públicas como Popó, João Fonseca, Bia Haddad Maia e a escritora Ana Maria Gonçalves também precisam dizer claramente se apoiam ou não esse retrocesso.

Além disso, como já se pronunciaram antecipadamente em outros casos, os ministros do Supremo Tribunal Federal também têm a responsabilidade de se manifestar sobre a constitucionalidade de um “direito de matar” sem punição que o Congresso Nacional tenta, às pressas, ressuscitar. E, depois de barrar esse abuso, é essencial que a sociedade não se acomode e aproveite o impulso para enfrentar os demais privilégios e excessos, preservando apenas os benefícios compatíveis com uma democracia civilizada.

27 comentários em “Blindagem, nunca mais!”

  1. Magnificent beat ! I would like to apprentice while you amend your website, how could i subscribe for a blog site? The account aided me a acceptable deal. I had been a little bit acquainted of this your broadcast provided bright clear concept

    Responder
  2. Hey there! I could have sworn I’ve been to this blog before but after browsing through some of the post I realized it’s new to me. Anyhow, I’m definitely glad I found it and I’ll be bookmarking and checking back frequently!

    Responder
  3. Fantastic beat ! I would like to apprentice even as you amend your site, how can i subscribe for a weblog site? The account helped me a acceptable deal. I were tiny bit acquainted of this your broadcast provided vivid transparent concept

    Responder
  4. Can I simply say what a relief to search out someone who really knows what theyre speaking about on the internet. You definitely know how one can bring a problem to mild and make it important. More individuals must learn this and understand this aspect of the story. I cant consider youre no more standard since you definitely have the gift.

    Responder
  5. Good day very cool web site!! Guy .. Excellent .. Superb .. I’ll bookmark your site and take the feeds also…I am satisfied to find a lot of useful information right here within the submit, we want work out more strategies on this regard, thanks for sharing.

    Responder
  6. Admiring the commitment you put into your website and in depth information you offer. It’s good to come across a blog every once in a while that isn’t the same out of date rehashed information. Excellent read! I’ve bookmarked your site and I’m including your RSS feeds to my Google account.

    Responder
  7. This is the right blog for anyone who wants to find out about this topic. You realize so much its almost hard to argue with you (not that I actually would want…HaHa). You definitely put a new spin on a topic thats been written about for years. Great stuff, just great!

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – EdiÇÃo 761