Bom Jesus da Lapa: Comandante da 38ª CIPM destaca trabalho realizado durante a Romaria de Nossa Senhora da Soledade

Por Lucimar Almeida

 

Devotos de Nossa Senhora da Soledade celebraram a santa em Bom Jesus da Lapa. A romaria para homenagear Nossa Senhora da Soledade, que ocorreram entre os dias 8 e 15 últimos e reuniram um público estimado em mais de 400 mil pessoas, que acompanharam as celebrações eucarísticas realizadas diariamente e participaram da procissão e Missa de despedida dos romeiros no domingo, dia 15.

Mais de 400 mil devotos participaram, entre os dias 8 e 15 últimos, da Romaria de Nossa Senhora da Soledade, em Bom Jesus da Lapa. Foto: Divulgação/Ascom PMBJL.

A Romaria de Nossa Senhora da Soledade é considerada uma das três mais importantes de Bom Jesus da Lapa, juntamente com as Romarias da Terra e das Águas [início do mês de julho] e do Bom Jesus [entre 28 de julho e 06 de agosto].

Este ano, o esquema de segurança contou com um esquema de policiamento especialmente desenvolvido para a ocasião, nos mesmos moldes do que foi executado com sucesso na Romaria do Bom Jesus. O balanço da Operação Romaria da Soledade foi considerado positivo por todos os envolvidos nas festividades [Igreja Católica, Governo Municipal] e pelo Comando da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar, responsável pelas ações, e principalmente pela população, nativos e visitantes, que tiveram a tranquilidade, em meio às milhares de pessoas que estiveram na cidade, para circular livremente.

A Polícia Militar da Bahia, por meio do efetivo da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar de Bom Jesus da Lapa, com apoio de policiais militares e equipes especializadas da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar/Macaúbas, 28ª Companhia Independente de Polícia Militar/Ibotirama, 30ª Companhia Independente de Polícia Militar/Santa Maria da Vitória, 83ª e 84ª Companhias Independentes de Polícia Militar/Barreiras, 85ª Companhia Independente de Polícia Militar/Luís Eduardo Magalhães, 86ª Companhia Independente de Polícia Militar/Formosa do Rio Preto, 17º Grupamento de Bombeiros Militar, Ronda Maria da Penha/Barreiras, Companhia Independente de Policiamento Especializado do Cerrado (Cipe/Cerrado), Companhia Independente de Policiamento Tático (Rondesp Oeste) e Companhia Independente de Policiamento Rodoviário/Barreiras, sob o comando do Tenente Coronel PM Luís Augusto Normanha de Carvalho. Duzentos e oitenta homens participaram da Operação Romaria da Soledade.

Policiais Militares contribuíram decisivamente para que a ordem fosse mantida, inclusive organizando o fluxo da procissão que percorreu as principais ruas da cidade. Foto: Divulgação/38ª CIPM.

 

Base Móvel da PM na Esplanada do Santuário. Foto: Divulgação/38ª CIPM.

A Polícia Militar executou policiamento em várias modalidades – patrulhamento a pé, com viaturas e motocicletas; duas Bases Móveis em pontos estratégicos e um Posto de Comando; uma Plataforma de Observação Elevada e vídeo monitoramento, entre outros, esmerando-se no contato com os romeiros e a população nas áreas no entorno do Santuário, sem descuidar do policiamento ostensivo em todo o município.

O vídeo monitoramento foi usado na Operação Romaria da Soledade. Foto: Divulgação/38ª CIPM. Foto: Divulgação/38ª CIPM

O Comandante da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar e responsável pela Operação Romaria da Soledade, Ten/Cel PM Luís Augusto Normanha de Carvalho, comemorou os resultados da Operação Romaria da Soledade, que ressaltou, demonstram o bom trabalho desenvolvido pela Polícia Militar da Bahia na sua função primordial de agir na prevenção dos crimes e na preservação da ordem pública. De acordo com o Comandante da 38ª CIPM, o evento tradicional [Romaria de Nossa Senhora da Soledade] recebeu uma atenção especial da Polícia Militar, assim como as duas Romarias que foram realizadas este ano [Romarias da Terra e das Águas e do Senhor Bom Jesus], garantindo aos devotos e à população lapense a tranquilidade necessária para participar dos eventos religiosos e das atividades profanas realizadas paralelamente com total segurança.

Comandante da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar, Ten. Cel. Luís Augusto Normanha de Carvalho. Foto: Blog Bom Jesus da Lapa Notícias.

O Comandante da 38ª CIPM, Ten/Cel PM Luís Augusto Normanha de Carvalho, ao JS, destacou que as ações desenvolvidas pela Polícia Militar possibilitaram a redução em mais de 80% no número de ocorrências de roubos e furtos durante o evento religioso, destacando a parceria e o apoio, que considerou fundamental para o sucesso do trabalho, da Polícia Civil e da Prefeitura Municipal, através dos órgãos vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social.

O Ten. Cel. Luís Augusto Normanha de Carvalho também fez questão de divulgar publicamente uma ‘Nota de Agradecimento’ endereçada a todos os Policiais Militares que participaram da Operação Romaria da Soledade, na qual destaca a “preservação de um fenômeno tão expressivo de fé não seria possível se apartada fosse, da devoção implacável de cada Policial Militar, que se agiganta diante do ofício que escolheu em defender e proteger as pessoas, mantendo a ordem pública e garantindo a segurança de seu povo”.

Classificando os Policiais Militares que participaram da Operação Romaria da Soledade de “guardiões da fé”, o Comandante da 38ª CIPM, apontou a “abdicação, dinamismo, profissionalismo e coragem” de seus comandados para que o evento pudesse ter transcorrido em um clima de paz.

Confira a integra da ‘Nota” divulgada pelo Ten. Cel. PM Luís Augusto Normanha de Carvalho:

 

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

COMANDO DE POLICIAMENTO DA REGIÃO OESTE

38ª COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLÍCIA MILITAR

Mais uma vez a engenharia da “Corrente do Bem” se fez presente em um dos maiores acontecimentos religiosos do país: a Romaria de Nossa Senhora da Soledade. Uma forte tradição religiosa da cidade de Bom Jesus da Lapa, com um público estimado de 400 mil visitantes neste ano de 2019. A preservação de um fenômeno tão expressivo de fé não seria possível se apartada fosse, da devoção implacável de cada policial militar, que se agiganta diante do ofício que escolheu em defender e proteger as pessoas, mantendo a ordem pública e garantindo a segurança de seu povo.

Os guardiões da fé, formados pelos policiais militares que aqui atuaram entre os dias 09 e 15 de setembro, revestidos de abdicação, dinamismo, profissionalismo e coragem, novamente asseguraram o desfecho exitoso de mais um evento.

Pelo dever de bem cumprir a missão pela qual foram designados, este Comandante da 38ª CIPM/Bom Jesus da Lapa vem a público agradecer a todos os policiais militares lotados em Bom Jesus da Lapa na nossa CIPM, em especial ao Cel PM Osival Moreira Cardoso, Comandante do CPRO, que de maneira eficaz disponibilizou todo suporte necessário capaz de garantir o notório sucesso do evento, extensivo ao efetivo desta Unidade e aos policiais militares integrantes do orgânico da 4ª CIPM/Macaúbas, 28ª CIPM/Ibotirama, 30ª CIPM/Santa Maria da Vitória, 83ª CIPM/Barreiras, 84ª CIPM/Barreiras, 85ª CIPM/Luiz Eduardo Magalhães, 86ª CIPM/Formosa do Rio Preto, 17° Grupamento de Bombeiro Militar, Ronda Maria da Penha/Barreiras, bem como as especializadas CIPE/Cerrado, Companhia Independente de Policiamento Tático/RONDESP Oeste, CIPRv/Companhia Independente de Policiamento Rodoviário-Barreiras, que num esforço conjunto promoveram a realização suntuosa da grande Romaria de Nossa Senhora da Soledade 2019.

Atenciosamente,

LUIZ AUGUSTO NORMANHA DE CARVALHO – TEN CEL PM

Comandante

Foto Capa: Blog Bom Jesus da Lapa Notícias

Jornal do Sudoeste

Categorias ,