Bom Jesus da Lapa: Novos casos levam Prefeitura a recuar e fechar estabelecimentos comerciais não essenciais

Por Lucimar Almeida

Na quarta-feira, 27, com o registro de novos caso de pessoas infectadas pelo Novo Coronavírus (Covid-19), possivelmente resultado de transmissão comunitária, o prefeito Eures Ribeiro Pereira (PSD) recuou e aumentou as medidas de restrição de circulação de pessoas, isolamento e distanciamento social. O balanço oficial da Secretaria Municipal de Saúde, do dia 27 de maio, aponta que o município tem 400 pessoas monitoradas, 50 aguardando resultado de exames pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Salvador e cinco casos confirmados. Nenhum dos casos confirmados está hospitalizado e seguem isolados em suas residências, monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde. Nenhum óbito foi registrado até o dia 27 de maio.

O novo Decreto Municipal, com vigência até o próximo dia 3 de junho, proíbe o funcionamento de estabelecimentos comerciais varejistas, atacadistas e de serviços, além da realização de eventos de qualquer natureza, público ou privado.

Permanecem autorizados a funcionar, desde que observadas as normas previstas pela Vigilância Sanitária, os estabelecimentos comerciais e de serviços essenciais [Farmácias, Drogarias e Lojas de Produtos Médicos Hospitalares; Hipermercados, Supermercados, Mercados, Mercearias, Açougues, Peixarias, Hortifrutigranjeiros, Quitandas e Centros de Abastecimento de Alimentos, dentre eles o Mercado Municipal; Lojas de venda de alimentação para animais e produtos Médicos Veterinários; Padarias; Postos de Combustíveis; Agências bancárias e lotéricas; Clínicas Médicas, Clínicas Odontológicas e Laboratório de Análises Clínicas; lojas de insumos agrícolas, materiais agrícolas; e serviços funerários].

O prefeito reafirmou que o município, com a confirmação de novos casos e a possibilidade real de que há transmissão comunitária, entrou em um novo estágio de enfrentamento ao vírus, que exigiu a adoção de novas medidas de restrições. Reforçou o prefeito que o trabalho do Governo Municipal está voltado para salvar vidas e, renovou o apelo para que a população priorize o isolamento social, evitando as aglomerações e atendendo às normas determinadas pela Vigilância Sanitária sempre que saírem às ruas, entre as quais o uso de máscaras.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias , ,