Bom Jesus da Lapa: Prefeito Eures Ribeiro detona o governador: “Rui Promessa”

Por Lucimar Almeida

Em mensagem de voz que vazou nas redes sociais, enviada ao deputado federal Sérgio Luís Lacerda Brito (PSD), um de seus mais próximos e leais interlocutores, o prefeito de Bom Jesus da Lapa, presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Eures Ribeiro Pereira (PSD), disparou contra o governador do Estado, Rui Costa dos Santos (PT).

Bem ao seu estilo, intempestivo na defesa dos seus conceitos e dos interesses do povo de Bom jesus da Lapa, onde cumpre o segundo mandato e tem uma avaliação acima da média, Eures Ribeiro insinuou, nas entrelinhas, que o chefe do Executivo baiano é “mentiroso” e teria enganado a população lapense com promessa de obras que nunca são executadas.

O prefeito deixou evidente no “desabafo” que se sente usado e tem sido obrigado a conviver com o desgaste das promessas feitas pelo governador, em atos públicos realizados no município, por ele avalizadas.

No áudio, em tom sarcástico, Eures Ribeiro também critica o titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura de Transporte, Energia e Comunicação da Bahia, Marcus Benício Foltz Cavalcante, que acompanhou o governador nas visitas a Bom jesus da Lapa quando os compromissos para execução de obras atendendo a apelos da população foram firmados. “Meu amigo Sérgio Brito [deputado federal Sérgio Luís Lacerda Brito] mande esse áudio para o secretário Marcus Cavalcante [secretário de Estado de Infraestrutura de Transporte, Energia e Comunicação da Bahia, Marcus Benício Foltz Cavalcante]. Fala para ele que fui para uma Rádio [Bom Jesus FM, na manhã desta quinta-feira (2)] com o Padre [Pe. Roque Silva Alves, ex-Reitor do Santuário do Bom Jesus] e o Bispo [Bispo Diocesano de Bom Jesus da Lapa, Dom João Santos Cardoso] e chamamos – eu, o Padre e o Bispo – Rui Costa de Rui Promessa, o que promete e não cumpre”, sublinhou, acrescentando que em Bom Jesus da Lapa ninguém conhece “o (Rui) Correria, só o ‘Promessa’, o homem que promete e não cumpre”.

Contundente, o prefeito prosseguiu cobrando intervenções que foram prometidas pelo governador Rui Costa em visitas ao município, especialmente a construção do novo Terminal Aeroportuário em ato de campanha no dia 24 de setembro de 2018), a restauração do trecho da BA-160, ente Bom Jesus da Lapa e Paratinga e a reconstrução, inicialmente o encascalhamento, da BA-160, entre Bom Jesus da Lapa e Malhada (09 de junho de 2018), não cumpridas e que tem sido motivo de revolta da população. “Cadê o Aeroporto; cadê a estrada de Paratinga, Rui Promessa e Marcus Promessa, não saiu do lugar, o povo está aqui dando risada da minha cara e na cara do Bispo; cadê a estrada dos Quilombos, que os negros tá pra me matar. O povo quilombola tá virado no diabo, não quer ver Rui, que prometeu botar um cascalho e nem isso. A gente está de saco cheio aqui em Bom Jesus da Lapa com as promessas do governador e do secretário [Marcus Benicio Foltz Cavalcante]…”.

No áudio, o prefeito ainda alerta o governador Rui Costa que já teve sinalização do Bispo Diocesano e dos Padres do Santuário do Bom Jesus, que nas trinta celebrações eucarísticas durante a Novena do Bom Jesus, que serão transmitidas ao vivo por duas redes nacionais de televisão, Rede Vida e TV Aparecida, que em todas as homilias “Rui Promessa vai pagar a Igreja, que a Igreja vai cobrar as promessas dele ao Bom Jesus”.

Ao JS, um próximo interlocutor do prefeito, que concordou em falar desde que tivesse a identidade preservada, revelou que o desabafo foi resultado das cobranças, cada dia mais incisivas, que o gestor tem recebido de lideranças políticas e da população. Eures Ribeiro teria, segundo a mesma fonte, afirmado em um encontro recente com lideranças políticas que está sendo obrigado a adotar medidas duras para prevenir e combater a pandemia do Novo Coronavirus (Covid-19), sem poder contar com apoio do Governo do Estado, que na opinião do gestor, tem se especializado em prometer e não cumprir.

Á noite, em suas redes sociais, o prefeito publicou um charge ironizando as promessas do governador.

O Palácio de Ondina não se manifestou à respeito das declarações do prefeito, que faz parte da base aliada do Governo do Estado, que ganharam grande repercussão em toda a Bahia.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias , ,