Setor de serviços lidera contratações e impulsiona saldo positivo do emprego no ano
Por: Katia Maia
O Brasil criou mais de 85 mil empregos com carteira assinada no mês de outubro. O número é do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgado nesta quinta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Com esse desempenho, o acumulado de janeiro a outubro de 2025 chega a mais de 1,8 milhão de novos vínculos com carteira assinada, um crescimento de 3,8%.
O setor de serviços foi o grande motor do mês, com 82 mil novas contratações, seguido do comércio, com 25 mil. Já a indústria, a construção civil e a agropecuária registraram saldos negativos.
Na análise por estado, destaque para São Paulo, com 18, 4 mil empregos criados; Distrito Federal com 15,4 mil; e Pernambuco, com 10,5 mil, em números absolutos. Mas proporcionalmente, quem mais cresceu foi o DF, com avanço de 1,5% nas contratações.
As mulheres puxaram o saldo positivo: quase 66 mil vagas foram para elas, contra 19,2 mil para os homens. Elas tiveram vagas principalmente no setor de serviços. Os jovens também tiveram forte presença — só entre 18 e 24 anos, foram mais de 80 mil novas contratações.
O salário médio de admissão em outubro ficou em R$ 2.304,31 com alta de R$17,28 ou 0,8% em relação a setembro. Entre os trabalhadores com jornada típica, a remuneração foi maior. Já os contratos intermitentes e de jornada reduzida seguem com salários 14,3% abaixo da média.
Apesar do resultado positivo, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, declarou que o ritmo de geração de empregos está sendo impactado pela taxa básica de juros. Com a Selic mantida em patamares altos. Ele defende que o Banco Central precisa agir para evitar uma desaceleração mais forte da economia.
Com o resultado de outubro, o Brasil acumula mais de 1 milhão e 800 mil empregos formais em 2025 e no acumulado do ano, todos os setores apresentam saldos positivos.
Foto: Divulgação MTE




